11 brincadeiras divertidas e econômicas

nov 10, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Nós já falamos sobre a importância de as crianças brincarem sem brinquedos e como isso as ajuda a conviver socialmente, explorar a criatividade, além de trabalhar a sensibilidade e comunicação. Mas, para isso, é preciso propor ou criar brincadeiras que agradem aos pequenos, claro. Para facilitar o trabalho, selecionamos aqui 11 brincadeiras divertidas e econômicas para você fazer com as crianças.

1. Caixa de memórias

Uma atividade para aproximar pais e filhos. Você vai precisar de uma caixa simples, pode ser de sapato ou uma menor, uma etiqueta, criatividade e lembranças de família. A primeira coisa a fazer é colocar a data na etiqueta e colar na caixa. Depois vocês podem decorar juntos como quiserem. A decoração da caixa pode incluir já os itens de memória das crianças, como fotos, desenhos ou cartinhas. Dentro da caixa vocês podem guardar recordações de todos ou cada um pode escrever uma cartinha (se a criança ainda não souber escrever ela pode fazer um desenho). Depois de alguns anos guardada essa caixinha será um tesouro de família.

2. Bolinha de gude

Essa deliciosa brincadeira está desaparecendo da infância de muitas crianças. Para jogar é simples: você vai precisar de um saquinho de bolinhas de gude. Desenhe um círculo ou triângulo no chão e coloque as bolas no meio. Com o impulso do polegar, o jogador precisa tentar acertar as bolinhas do adversário acertando-as ou somente tentando chegar mais perto possível do alvo desenhado no chão.

3. Decifrando o enigma

Comece um fim de semana com uma aventura em família. Faça uma brincadeira ao estilo caça ao tesouro com ele. Esconda um presente ou algum mimo em algum lugar “secreto” e comece a brincadeira com uma pista que levará à segunda e assim por diante. O número de pistas até chegar ao lugar certo vai depender da sua criatividade e da idade do pequeno, claro.

4. Pião

Essa brincadeira ainda faz sucesso em algumas regiões do país, mas se seu pequeno nunca brincou, aqui vai a dica. Vocês irão precisar de um pião desses de madeira, ou até de plástico. Eles são rodados no chão através de um barbante que é enrolado nele e puxado com força. E se vocês já dominaram a arte de fazer o pião rodar, podem ir para o próximo passo: fazer malabarismo com os piões enquanto eles rodam.

5. Pega-pega

A clássica brincadeira infantil é ótima para as crianças e adultos se movimentarem. Uma das crianças deve ser a “pegadora”, todas as outras devem correr para não serem pegas. Quem for pego vira o próximo “pegador”. Para facilitar a brincadeira vocês podem criar alguns “piques”, pontos em que as crianças estão a salvo de serem pegas.

6. Elefante colorido

Essa brincadeira costumava acontecer em ruas pouco movimentadas, assim todos tinham espaço para brincar. Um participante era o escolhido para liderar e ficar na frente dos outros. Então ele deve gritar: “Elefante colorido”, e os outros respondem: “Que cor?”. O líder fala o nome de uma cor e os jogadores têm que correr para tocar em algo com aquela cor.

7. Construindo seu próprio brinquedo reciclado

Brincadeiras que envolvem cola, canetinha, papel colorido, fita adesiva etc sempre agradam as crianças. Elas amam explorar com as mãos e construir coisas, isso traz a sensação de autonomia e aumenta a autoestima delas. Com a série SuperHands, da PlayKids, vocês podem ver vídeos com passo a passo para a construção de brinquedos incríveis como um dinossauro de balão, lança confete ou labirinto de bolinha de gude.

8. Batata quente

Uma brincadeira rápida e divertida para fazer usando somente uma bola. Os jogadores precisam formar um círculo, pode ser sentado ou em pé. No meio da roda deve ficar um jogador com os olhos fechados. Enquanto os jogadores passam a bola de mão em mão todos devem cantar: “Batata quente, quente, quente, quente…”. Até que a criança que está no meio grita quando quiser: “Queimou!”. E quem estiver com a bola na mão nessa hora será a próxima a ir para o meio da roda.

9. Passa anel

Forme uma fila com as crianças lado a lado. Uma delas ficará na frente de todas com um anel na palma das mãos fechadas. Todos devem juntar as mãos, palmas com palmas. O passador passará suas mãos pelas mãos das outras crianças e deixará o anel com uma delas que deverá guardar o segredo. Então, o passador deve escolher alguém para adivinhar com quem está o anel, se ela acertar será a nova passadora, se errar sairá do jogo e o passador deve perguntar para outra criança até alguém acertar.

10. Você me conhece?

Esse jogo vai aproximar pais e filhos. Cada um pega cinco pedaços de papel e escreve uma frase sobre si e coloca seu nome, a frase pode ser verdadeira ou mentirosa. Depois todos devem juntar os papéis, o primeiro jogador pega um papel e lê a frase, ele deve dizer se aquilo é verdade ou mentira. Se acertar ganha um ponto, se errar deve pagar uma prenda (pode ser uma brincadeira como cantar, dançar ou contar uma piada). Depois, é a vez do jogador seguinte e assim por diante. Se você pegar o papel com seu nome, deve misturar no meio dos outros e pegar outro. Ganha quem acertar mais coisas sobre os outros membros da família!

11. Amarelinha

Com um giz desenhe na calçada ou asfalto um retângulo dividido em dez retângulos menores, essas são as casinhas cada uma numerada de 1 a 10. Na parte de cima, depois do 10, escreva “céu”. A primeira criança a jogar deve ficar parada antes do primeiro retângulo, de lá ela deve atirar uma pedrinha na primeira casinha (essa não poderá ser pisada). Depois, ela deve seguir pelos outros números, sem cair. Se cair ou pisar com os dois pés onde era para pisar só com um perde a vez e na próxima rodada terá que tentar o mesmo número de novo, até acertar. Depois de todas fazerem o mesmo devem recomeçar, agora acertando a casinha de número 2 e assim por diante até chegar no céu. Quem chegar primeiro ganha!

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais