Conheça 12 livros infantis que a Leiturinha já enviou

jul 5, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A Leiturinha possui uma Equipe de Curadoria, composta por especialistas em desenvolvimento infantil que selecionam, com muito cuidado e carinho, os melhores títulos disponíveis no mercado editorial para os pequenos leitores. Os critérios de seleção dos livros baseiam-se nos aspectos que devem ser estimulados em cada fase da criança.

Nesta lista, reunimos alguns dos livros já enviados para as diversas faixas-etárias. Dessa forma, quem ainda não conhece, poderá conhecer um pouquinho do trabalho que a Leiturinha faz! Para cada título, nossas especialistas expõe alguns dos motivos pelos quais o livro foi selecionado para fazer parte do Kit Leiturinha. Confira:

 1. Brinquedos cantados – Callis Editora

Que tal reunir os pequenos para uma roda de cantigas? Este livro resgata uma série de cantigas de roda que, com ritmos de canções populares, está diretamente relacionada com as brincadeiras de roda. Além disso, você aprenderá junto com seu pequeno a coreografia de cada uma das cantigas. Aproveite este momento descontraído e chame toda a família para participar da brincadeira!

Por que nossa Curadoria recomenda?

Indicado para pequenos entre 1 e 2 anos, tem como tema central a música, que auxilia no desenvolvimento dos aspectos social, cognitivo e linguístico. Na infância, além de ser uma facilitadora no processo de aprendizagem, favorece a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos seus movimentos.

brinquedos_cantados

2. Um presente para mamãe – Callis Editora

Um verdadeiro grude, um amor puro… Assim são os pequenos em nossas vidas e é muito importante para eles construírem figuras de referência. Mamãe, papai, vovó, vovô ou titios, não importa: abraço é sempre um presente incrível. Nesta história o pequeno leitor sentirá o quanto é mágico o sentimento de amor e de querer bem a quem amamos para deixar cada instante ainda mais valioso. Este foi um grande Lançamento Exclusivo da Leiturinha.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Na infância, as emoções são fortes e os pequenos, na maioria das vezes, não conseguem identificar esses sentimentos. Saber nomeá-los é importante principalmente para o desenvolvimento afetivo e social. Este livro, indicado para pequenos de 3 anos, irá ajudá-los a perceber o quanto o afeto e o carinho são expressivos.  

3. Soltando os bichos – Gulliver Editora

O Cachorro late com o barulho da lata, o gato pula sete vezes e tem unhas bem afiadas e o tatu, quando fica com muito medo, cava sem parar, assim o medo se vai e sente mais protegido. Neste livro, todos os animais formam um mini zoológico e a imaginação será o grande cenário para esta leitura divertida.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Uma boa obra literária é caracterizada pela carga afetiva, lúdica e educativa que transfere ao leitor. Podemos afirmar que Paulinho Pedra Azul, autor deste livro, é um verdadeiro mestre em reunir estes aspectos em suas histórias. Este livro, indicado para pequenos de 4 a 5 anos, é mais que uma leitura: é uma experiência que guiará seu pequeno na descoberta de como a poesia pode deixar tudo mais simples e coeso.

soltando_os_bichos

4. A menina da cabeça quadrada – Editora Tibi

A menina da cabeça quadrada nos ensina que também pode ser muito divertido interagir com o mundo fora da tela. A obra faz uma conexão entre os brinquedos tecnológicos e interativos dos tempos modernos, com as brincadeiras de quintais, muito antigas. Nessa leitura, os pequenos irão resgatar as brincadeiras bem redondas!

Por que nossa Curadoria recomenda?

Como convencer a geração conectada a resgatar o encanto e a magia das brincadeiras de fundo de quintal? Este livro, indicado para pequenos entre 4 e 5 anos, mostra a importância das brincadeiras antigas, transmitidas por gerações, que possuem uma carga histórica e afetiva muito importante para a infância.  

a_menina_da_cabeca_quadrada

5. O livro mágico de aniversário – Editora Todolivro

Parabéns… Parabéns… Hoje é o seu dia, que dia mais feliz! É muito bom festejar, não é? Desta vez, quem espera para uma grande festa é o tigre. A diversão vai começar e os pequenos irão bater palmas, cantar e até tocar bateria para comemorar o aniversário do Filhote Tigre.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Este livro é recomendado para pequenos entre 1 e 2 anos. Por ser interativo, colabora com o desenvolvimento dos pequenos, uma vez que proporciona atividades que vão além da leitura. Devido às formas e ao material, é ideal que o adulto manuseie o livrinho junto com o pequeno.

6. Atum, o gato grato, cai no mundo – Editora Carochinha

Atum já é um famoso contador de histórias e está aqui para contar um pouco das suas aventuras pelo mundo! Atum viajou os quatro cantos do mundo e vai contar o que viveu por aí durante suas sete vidas. O gato que já foi mexicano e até japonês, registrou tudinho em seu álbum de fotos.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Atum é um gato que existe mesmo e suas aventuras foram escritas por sua “mãe”, a autora Thais Laham Morello. Nesta história, recomendada para pequenos entre 4 e 5 anos, o leitor irá  viajar pelo mundo com o Atum e conhecer um pouco sobre a diversidade cultural e as diferentes formas de pensar.

atum_o_gato_grato

7. Estou me sentindo… Feliz! – Editora Ciranda Cultural

Qual pequeno não gosta de se divertir com livro de pano? Esta obra é caracterizada por trazer texturas leves e macias. Uma história delicada que apresenta os sentimentos que vão aparecendo em situações do nosso dia a dia, evidenciando para os pequenos as diferentes emoções que sentimos.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Livros de pano são excelentes instrumentos para o desenvolvimento dos bebês. Este material é adequado para pequenos de até 1 ano. As cores fortes e diferentes texturas fazem toda a  diferença nessa fase da infância.

8. Surpresa: Para cada amigo, uma ideia! – Editora Publifolha

Esta é uma história cheia de surpresas! Seis amiguinhos tentam descobrir o que há dentro do pacote. Ao desfazer cada camada do embrulho, eles inventam objetos diferentes com o papel da embalagem. No momento da leitura, a brincadeira se torna divertida, afinal terão que descobrir o que há em cada caixa.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Este é um livro interativo, também indicado para pequenos de até 1 ano. Com os dedinhos, o pequeno irá sentir as diferentes texturas e formas existentes em cada página. Além disso, obra estimula o desenvolvimento da linguagem e auxilia no reconhecimento de elementos importantes, como as cores e formas.

9. O patinho (in)verso: aventuras com brinquedos – Kate Manhães e Rhelga Westin

O patinho (in)verso conduzirá o leitor a uma aventura fantástica e muito criativa. Além de ser uma leitura divertida, os pequenos irão aprender como fazer brinquedos com embalagens descartáveis que temos em casa!

Por que nossa Curadoria recomenda?

Esta história, indicada para pequenos entre 6 e 8 anos, tem a missão de ensinar a lançar um novo olhar sobre nós, as coisas e o mundo. Esta obra leva conhecimento, diversão e arte para o pequeno leitor.

o_patinho_in_verso

10. O menino que tinha medo de errar – Zit Editora

Pedro é um menino que vive preocupado, com medo de errar.  Ele prefere ficar em casa, sozinho, sem brincar com os amigos na rua, pelo terrível medo que tem de errar nessas brincadeiras. Mas durante uma noite, ele sonha com uma fada que irá mudar sua perspectiva diante do que assombra os seus dias.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Esta história, indicada para pequenos entre 6 e 8 anos, pode ajudar os pequenos a enfrentar as dificuldades da infância. É uma obra especial que, segundo a própria autora, “aproxima os pequenos leitores dos seus medos e angústias, abordando as dificuldades causadas pelo perfeccionismo de uma maneira lúdica e idílica”.

o_menino_que_tinha_medo_de_errar

11. Os três ratos de Chantilly – Editora Pulo do Gato

Na estrada, a caminho de Chantilly estavam três ratos cegos pedintes. Desconfiada, uma coruja resolveu testar a veracidade da cegueira dos três ratinhos, fingindo dar a eles moedas de ouro. Felizes, o ratos então caminharam até a cidade para gastar a fortuna, até que uma série de incidentes vêm mudar o destino da história.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Este livro, recomendado para pequenos entre 8 e 10 anos, foi inspirado em um antigo conto francês: “Os três cegos de Compiègne”. Os personagens humanos do conto original dão lugar a 3 ratinhos e uma coruja. Aborda temas importantes como a ética, a convivência, a desigualdade e a superação de obstáculos. Além das ilustrações, que são feitas em estilo medieval tornando a obra ainda mais rica.

os_tres_ratos_de_chantilly

12. Rita tem medo! – Editora Abacatte

Rita é uma menina que tem muito medo. Dentro dela existem muitas inseguranças – algumas sobre coisas reais, outras imaginárias. Cansados de ver Rita tão cheia de medos, seus pais tomaram uma decisão: levá-la para passar uma temporada na casa de sua avó, no interior.

Por que nossa Curadoria recomenda?

Esta história, indicada para pequenos entre 8 e 10 anos, aborda o medo, um sentimento que pode estar presente em vários momentos do dia a dia das crianças. Com a ajuda desta leitura, será mais fácil lidar com esse sentimento e a possibilidade der enfrentá-lo.

Gostou dos livros? Você também pode receber, mensalmente, os melhores livros infantis selecionados de acordo com a fase de desenvolvimento do seu filho. Faça parte do clube em www.leiturinha.com.br.

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais