12 maneiras de incentivar seu filho a comer frutas

jan 25, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Onde foi parar aquele bebezinho que aceitava quase tudo o que você oferecia para comer?

A verdade é que muitas crianças passam por momentos em que começam a rejeitar certos alimentos. Na lista de itens excluídos costumam entrar as frutas, o que gera a maior preocupação com a qualidade da alimentação dos pequeninos.

Importância de comer frutas

De acordo com a nutricionista Renata Freitas, da Amor Nutrir, de Belo Horizonte, as frutas são importantes para a formação do sistema imunológico infantil e colaboram para o bom funcionamento do intestino. “Variar os tipos de frutas ingeridas é fundamental para que todos os nutrientes necessários à saúde sejam fornecidos da forma correta”, complementa Renata. Para crianças entre 4 e 10 anos de idade, por exemplo, são indicadas de 3 a 4 porções de frutas por dia.

Se seu filho estiver passando por esta fase, continue a oferecer frutas variadas, mas nunca o force a comê-las. E acredite: não há motivos para desespero. Essas fases passam e se a família tiver o hábito de comer alimentos saudáveis, logo a criança voltará a se interessar por eles também.

Para ajudá-la nesta missão, enumeramos algumas formas diferentes de oferecer frutas para seu filho. Confira:

1 Espetinhos

Pique frutas e chame seu filho para escolher algumas delas e montar um irresistível espetinho. Essa é também uma ótima opção para ser servida nas festas infantis.

2 Tudo em família

Mesmo que seu filho não esteja aceitando frutas, mantenha-as sempre por perto e ao alcance de todos. É possível que ele se sinta incentivado a provar algo, vendo pais e irmãos degustando também.

3 Frozen

Frutas tornam-se irresistíveis quando servidas com iogurte frozen ou sorvete de creme. O prato fica colorido e as texturas provocam sensações diferentes na boca da criança.

4 Saladinha

Sim, a velha e boa salada de frutas é uma ótima opção. Pique frutas da estação e sirva com molho de suco de laranja ou iogurte natural com mel. Delícia!

5 Festa das Frutas

Sabe aquela tarde em que seu filho está brincando com os amigos? Então, chame todo mundo para um lanche diferente: pique diversos tipos de frutas e deixe tudo à mão para que eles possam ir provando e curtindo os diferentes sabores. Diga a eles que é dia da Festa das Frutas.

6 Liberdade para conhecer

Regras são chatas e não ajudam em nada a criança a conhecer melhor o alimento que ela irá comer. Sempre que oferecer uma fruta, deixe seu filho apertar, cheirar, lamber e, até mesmo, se sujar com ela. A atividade vai se tornar divertida e frequente, isto sim!

7 Bolinhas coloridas

Use um boleador para fazer bolinhas de melancia, melão e mamão. Dica: sirva-as em casquinhas de sorvete para ficar ainda mais divertido!

8 Formatos variados

Use cortadores de biscoitos para moldar as frutas em formas divertidos, como coração, estrelas e bonequinhos. Duas frutas perfeitas para isto são a melancia e o melão.

9 Picolés

Corte a melancia em forma de triângulo e espete-a em um palito de picolé. Você também pode espetar banana sem casca no palito e deixá-la no congelador por alguns minutos para virar um delicioso sorvetinho.

10 Tortinhas

Use massas prontas para criar uma diferente torta de frutas. Basta colocar as frutas de sua preferência e servir com iogurte, mel ou sorvete.

11 Estrelinhas

Carambolas rendem lindas estrelas. Basta cortá-las em pedaços e arrumá-las nos pratos. Verdade, verdadeira: as crianças amam pensar que estão comendo pedacinhos do céu!

12 Compras divertidas

Leve seu filho à feira ou ao supermercado e peça sua ajuda para escolher as frutas que irão levar para casa. Incentive-o a tocá-las e cheirá-las. Explique a importância de comermos frutas todos os dias e como saber se a fruta está boa para experimentar assim que chegar em casa.

Por Disney Babble.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais