Onde foi parar aquele bebezinho que aceitava quase tudo o que você oferecia para comer?

A verdade é que muitas crianças passam por momentos em que começam a rejeitar certos alimentos. Na lista de itens excluídos costumam entrar as frutas, o que gera a maior preocupação com a qualidade da alimentação dos pequeninos.

Importância de comer frutas

De acordo com a nutricionista Renata Freitas, da Amor Nutrir, de Belo Horizonte, as frutas são importantes para a formação do sistema imunológico infantil e colaboram para o bom funcionamento do intestino. “Variar os tipos de frutas ingeridas é fundamental para que todos os nutrientes necessários à saúde sejam fornecidos da forma correta”, complementa Renata. Para crianças entre 4 e 10 anos de idade, por exemplo, são indicadas de 3 a 4 porções de frutas por dia.

Se seu filho estiver passando por esta fase, continue a oferecer frutas variadas, mas nunca o force a comê-las. E acredite: não há motivos para desespero. Essas fases passam e se a família tiver o hábito de comer alimentos saudáveis, logo a criança voltará a se interessar por eles também.

Para ajudá-la nesta missão, enumeramos algumas formas diferentes de oferecer frutas para seu filho. Confira:

1 Espetinhos

Pique frutas e chame seu filho para escolher algumas delas e montar um irresistível espetinho. Essa é também uma ótima opção para ser servida nas festas infantis.

2 Tudo em família

Mesmo que seu filho não esteja aceitando frutas, mantenha-as sempre por perto e ao alcance de todos. É possível que ele se sinta incentivado a provar algo, vendo pais e irmãos degustando também.

3 Frozen

Frutas tornam-se irresistíveis quando servidas com iogurte frozen ou sorvete de creme. O prato fica colorido e as texturas provocam sensações diferentes na boca da criança.

4 Saladinha

Sim, a velha e boa salada de frutas é uma ótima opção. Pique frutas da estação e sirva com molho de suco de laranja ou iogurte natural com mel. Delícia!

5 Festa das Frutas

Sabe aquela tarde em que seu filho está brincando com os amigos? Então, chame todo mundo para um lanche diferente: pique diversos tipos de frutas e deixe tudo à mão para que eles possam ir provando e curtindo os diferentes sabores. Diga a eles que é dia da Festa das Frutas.

6 Liberdade para conhecer

Regras são chatas e não ajudam em nada a criança a conhecer melhor o alimento que ela irá comer. Sempre que oferecer uma fruta, deixe seu filho apertar, cheirar, lamber e, até mesmo, se sujar com ela. A atividade vai se tornar divertida e frequente, isto sim!

7 Bolinhas coloridas

Use um boleador para fazer bolinhas de melancia, melão e mamão. Dica: sirva-as em casquinhas de sorvete para ficar ainda mais divertido!

8 Formatos variados

Use cortadores de biscoitos para moldar as frutas em formas divertidos, como coração, estrelas e bonequinhos. Duas frutas perfeitas para isto são a melancia e o melão.

9 Picolés

Corte a melancia em forma de triângulo e espete-a em um palito de picolé. Você também pode espetar banana sem casca no palito e deixá-la no congelador por alguns minutos para virar um delicioso sorvetinho.

10 Tortinhas

Use massas prontas para criar uma diferente torta de frutas. Basta colocar as frutas de sua preferência e servir com iogurte, mel ou sorvete.

11 Estrelinhas

Carambolas rendem lindas estrelas. Basta cortá-las em pedaços e arrumá-las nos pratos. Verdade, verdadeira: as crianças amam pensar que estão comendo pedacinhos do céu!

12 Compras divertidas

Leve seu filho à feira ou ao supermercado e peça sua ajuda para escolher as frutas que irão levar para casa. Incentive-o a tocá-las e cheirá-las. Explique a importância de comermos frutas todos os dias e como saber se a fruta está boa para experimentar assim que chegar em casa.

Por Disney Babble.