A Equipe de Curadoria da Leiturinha indicou 20 livros para ler nas férias, super divertidos e para diversas faixas etárias, disponíveis na Leiturinha Digital.

Ela é uma biblioteca digital com mais de mil livros e vídeos para pequenos de até 12 anos. Esta plataforma é disponibilizada para assinantes do Plano Duni da Leiturinha, e pode ser acessada em tablets ou computador. Você também pode conhecer, acessando o aplicativo por 7 dias grátis! Basta baixá-lo através do Google Play ou App Store do seu tablet. Assim, você e seu pequeno poderão aproveitar, juntos, os livrinhos indicados! :)

1 ano

Você troca?
Editora Roda & Cia

Com ilustrações que saltam aos olhos dos pequenos e texto em rimas bem-humoradas, este livro apresenta os animais e algumas coisinhas simples do dia a dia aos pequenos.

Hum, que gostoso!
Editora Autêntica

Com narrativa em primeira pessoa, esta obra fala sobre a evolução da alimentação, desde o mamar, até quando a criança já tem dentinhos e passa a comer coisas sólidas. Ideal para falar sobre os alimentos com seu pequeno.

2 anos

Meu primeiro bichonário
Editora Carochinha

Cada letra é um bicho e cada bicho é uma letra! A brincadeira será descobrir o nome de vários animais e ainda aprender um pouco mais sobre o alfabeto. Quanto antes a criança tiver contato com as letras, melhor será a absorção deste conhecimento, que facilitará seu processo de alfabetização.

12 cores
Autor independente: Mauro Lúcio de Abreu

O livrinho apresenta as cores e mostra que cada uma tem sua função, através de suas diferenças, para colorir o mundo.

3 anos

O menino que queria virar vento
Editora Aletria

Um menino que tem uma amiga. Uma amiga que mora longe, longe, muito longe. A imaginação e a leveza podem ser o melhor caminho nessas horas.

Todo mundo saiu
Editora Escrita Fina

Este livro trata o medo de uma forma cômica. Quando todos da família saem e fica só a menininha em casa, ela descobre que até os monstros mais terríveis sentem vontade de ir ao banheiro!

4 anos

Trocas confusas
Editora Uirapuru

Um coelho que queria ter rabão e um gato que queria ter orelhões. Quanta confusão! Um livrinho que fala sobre imagem e identidade com muito bom humor.

A fada do dente banguela
Editora Mil Caramiolas

– Ai, meu Deus… Mamãeeee, meu dente caiu!
– A mamãe:
– Então coloque embaixo do travesseiro que a fada do dente vem pegar.
– Mas mamãe, a fada do dente sou eu! Agora serei A fada do dente Banguela…
Esta é uma aventura divertida que fará a família toda dar deliciosas gargalhadas. Aproveitem ao máximo este momento!

5 anos

Chove chuva

Editora Alis

Este título recebeu o Troféu Jabuti de Literatura em 2016, na categoria Infantil Digital. Com um texto poético, trata dos segredos da natureza a partir da sabedoria popular.

Atum, o gato grato, cai no mundo
Editora Carochinha

Atum já é um famoso contador de histórias! Ele viajou os quatro cantos do mundo durante suas sete vidas e, agora, está aqui para contar um pouco das suas aventuras pelo mundo! Ele, que já foi mexicano e até japonês, registrou tudinho em seu álbum de fotos.

6 anos

Soltando os bichos
Editora Gulliver

Em sua obra, Paulinho Pedra Azul é um verdadeiro mestre em reunir aspectos literários importantes com bastante carga afetiva, lúdica e educativa que transfere para os leitores. Soltando os bichos é mais que uma leitura: é uma experiência que guiará seu pequeno na descoberta de como a poesia pode deixar tudo mais simples e coeso.

Ih! Sumiu o G do Guigui
Editora Mil Caramiolas

As letras são apresentadas a nós a todo momento. Entrar em contato com o universo das letras, desde cedo, facilita a absorção do conhecimento. De maneira lúdica, o livro Ih! Sumiu o G do Guigui mostrará para os pequenos a importância das letras e as diferentes combinações que elas permitem.

7 anos

O maior nabo do mundo
Editora Aletria

Tem um velhinho que ama sopa de nabos, até que um dia vem uma seca e acaba com a sua plantação. Então, ele planta um único nabo e cuida dele com muito carinho. Tanto carinho que o nabo fica gigante! E agora, como colhê-lo? Uma história cumulativa que fala sobre solidariedade.

Temqueliques: Limeriques do Poderoso e Perigoso Temque
Editora Panda Books

Limeriques são poemas de cinco linhas, geralmente, sobre coisas engraçadas. Neste livrinho os limeriques são sobre os “temques” e “não temques”: os direitos e deveres dos pequenos.

8 anos

O guardião da chuva
Editora Bambolê

Fazia anos que não chovia na cidade de Miguel mas, ainda assim, ele colocou uma galocha, pegou um guarda-chuva e foi passear. Colocou o pé para fora de casa e começou a chuva! Coincidência ou o sonho de um menino com poder suficiente para mandar na chuva?

A menina cabeça de vento
Editora Cortez

O vento ventava pensamentos para a menina que parecia que tinha uma janela bem no alto da cabeça. Um dia, um vento que passou por uma nuvem negra trouxe uma ideia que trancou os pensamentos da menina. Uma linda história poética sobre superação.

9 anos

O dono da lua
Editora Escrita Fina

Nick é um garoto comum, mas ele consegue enxergar coisas que ninguém consegue por ser muito curioso. Um dia, ele reparou que a Lua tinha sumido, e assim começa sua aventura para devolver a Lua para o céu e descobrir quem a roubou!

Ajelasmicrim
Editora Off Flip

É um livro que fala sobre o tempo, em uma conversa descontraída entre um avô e sua netinha, diante de uma gaveta em que ele guarda pedacinhos do tempo.

10 anos

O livro dos jogos, brincadeiras e bagunças do menino maluquinho
Editora Melhoramentos

Um clássico do Ziraldo. Neste livro, ele reúne brincadeiras, jogos e bagunças de vários meninos e meninas de muitas épocas. Ideal para garimpar ideias do que fazer nas férias, né?

O mirabolante doutor Rocambole

Editora Off Flip

Téo sofre de imaginação aguda. Um dia, ele encontra um embrulho escrito: “Se ser diferente faz você se sentir esquisito, sopre o apito. Se faz você se sentir importante, passe adiante” e é a solução para o seu problema. Problema mesmo? Será que ser igual a todo mundo é legal? Uma história cheia de fantasia que trata sobre diferenças e autoconhecimento.

Leia mais:

Profile photo of Paula Piffer

Estudante de Comunicação, ela faz estágio no time de curadoria, atuando na classificação das obras que compõem o acervo da Leiturinha Digital e na produção de conteúdo sobre a sua verdadeira paixão - o universo literário.