Como fazer meu filho dormir sozinho?

abr 17, 2023 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Bebê, Criança

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quem é a mãe ou o pai que nunca se perguntou: como fazer meu filho dormir sozinho? Ainda mais naquele momento de exaustão no final do dia? Essa é uma pergunta que muitos pais se fazem, pois já estão cansados da cama compartilhada, da rotina exaustiva na hora do sono ou porque querem desenvolver a independência na criançada desde cedo.

Continue a leitura e veja como isso pode ser feito de forma leve e sem complicações. 

Afinal, como fazer meu filho dormir sozinho?💤

Confira 6 dicas essenciais para fazer a criança dormir sozinha.

1. Sem pressão

A hora de dormir é um momento de paz e relaxamento, e se vocês optaram por fazer essa transição de camas e isso ainda não foi muito bem aceito pelo pequeno, faça tudo com calma e carinho.🥱

Nos primeiros dias tudo será novidade, por isso um dos pais pode ficar no quarto da criança até que ela adormeça — mas não faça nada escondido! 😶‍🌫️ Converse com ela antes, explique que ela terá que dormir no quarto e que você ficará até ela adormecer e, caso acorde, saberá onde encontrar segurança. 

Do contrário, ela vai tomar um susto ao acordar e se ver sozinha naquele ambiente, gerando insegurança e ainda mais dificuldade no processo. Saiba que nos primeiros dias é comum não dar certo por muitas horas, mas vai contribuir para fazer as crianças dormirem com tranquilidade.

2. Insista

Após se acostumar a dormir na cama dos pais, algumas crianças podem ter dificuldade em dormir sozinhas em outra cama e/ou em outro cômodo. Por isso, é importante persistir nas tentativas, mesmo que ela chore. 

Um dos pais pode acalmá-la, mas manter-se apegado à decisão é importante para o processo.

3. Luz apagada 💡

Muitas crianças têm medo do escuro, por isso é natural que alguns pais deixem a luz do quarto dela acesa. Se seu pequeno tem medo, você pode deixar uma luz mais fraca ligada, como a de um abajur.

4. Seja compreensivo 💤

Pode ser que a criança não goste de dormir sozinha só porque se adaptou a dormir com você, mas pode ser também que ela esteja passando por algum problema. Por isso, é preciso estar sempre atento aos sinais e ao que ela expressa. 

Começar o processo de transição de cama quando o seu filho está doente ou em algum momento em que ela esteja se sentindo mais vulnerável não é a melhor opção. 

👻 O medo também pode acabar sendo um dos principais vilões nessa hora, então ajude-a a encarar esses medos — seja “procurando e tirando” o monstro do armário ou de debaixo da cama, ou dando ferramentas para que a criança compreenda seus medos e os supere. 

5. Crie um ambiente seguro

Ao pensar em como fazer seu filho dormir sozinho é essencial considerar a segurança da criança, afinal, ao acordar em outro ambiente meio sonolento, os pequenos podem não ter muita noção de espaço. 

Garanta que objetos que possam gerar perigo fiquem longe dos pequenos e coloque cobertores ou travesseiros em volta da cama, em caso de queda. Vale pensar também em grades de proteção. Essas dicas de segurança valem tanto para cama compartilhada ou cada um na sua cama.

6. Determine uma rotina para ir dormir🥱

A previsibilidade de eventos é essencial para a tranquilidade e a criança dormir sozinha, portanto uma rotina do sono deve ser estabelecida na família. E isso não precisa ser com rigidez, longe disso. É possível criar momentos prazerosos mesmo diante da resistência infantil, como: 

  • 📚 Hora da leitura — criar um momento de leitura compartilhada na cama até que o sono chegue, gerando conexão e deixando o ambiente mais calmo. 
  • 🧸 Ter um ursinho, naninha ou travesseiro específico para o momento de dormir; 
  • 🪥 Escovar os dentes antes de ir para a cama. 
  • 💡 Apagar as luzes, deixando um abajur ou apenas a luz do corredor ligada.

😴 Ao criar esses eventos sempre em um mesmo horário faz com que seu filho acostume com o momento de dormir sozinho, com menos insegurança, pois já sabe o que vem após cada situação. 

Agora que você compreendeu que a questão de como fazer seu filho dormir no quarto dele é um processo que requer paciência, constância e persistência, saiba que o Clube Leiturinha, o maior clube de livros infantis, está aqui para facilitar esses momentos tão importantes para toda a família. 

É por isso que o Clube Leiturinha tem uma seleção especial de livros com histórias para contar antes de dormir. Confira!

Leia Mais!

👉 8 frases do Pequeno Príncipe que são verdadeiras lições de vida | Blog Leiturinha

👉 Atividades do folclore para educação infantil | Blog Leiturinha 

👉 Você sabe qual a importância da leitura em voz alta? | Blog Leiturinha 

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais