Assistir filme é sempre uma boa pedida, seja em tardes chuvosas, noites frias ou domingos em família! Além de divertir, emocionar e entreter o público, os filmes, muitas vezes, trazem importantes reflexões, nos fazendo ver o mundo de diferentes ângulos, além de conhecer os mais diversos lugares e pessoas. Sabendo disso tudo, nós preparamos uma lista especial para mamães e papais! São 4 filmes emocionantes, que abordam a relação entre pais e filhos de diferentes formas e em diferentes contextos, mostrando que o amor e a cumplicidade são os principais ingredientes em uma família!

1. A Vida é Bela

Esse é um clássico que retrata a importância do afeto ainda, e principalmente, em dias difíceis, emocionando a todos! Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, o pai tem que usar sua imaginação para fazer o pequeno acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

Classificação indicativa: Livre

2. Pequena Miss Sunshine

O pai desenvolveu um método de autoajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para essa família nada convencional, até que a pequena Olive, a filha caçula, é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Então, eles se unem e partem em uma aventura de kombi pelo país, deixando todas as suas diferenças de lado.

Classificação indicativa: 14 anos

3. Capitão Fantástico

Essa é uma aventura que encanta adultos e crianças, trazendo importantes reflexões sobre a criação dos filhos nos dias de hoje. Ben vive com seis filhos no meio da floresta, em uma rígida rotina de aventuras longe da civilização. As crianças lutam, escalam, leem obras clássicas, debatem, caçam e praticam duros exercícios… Certo dia, um triste acontecimento leva a família a deixar o isolamento, e o reencontro com parentes distantes traz à tona velhos conflitos.

Classificação indicativa: 14 anos

4. À procura da felicidade

Chris Gardner é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda, sua esposa, decide partir. Chris, agora um pai solteiro, precisa cuidar de seu filho, o pequeno Christopher de apenas 5 anos e passa a viver uma série de problemas, como dormir em abrigos, estações de trem, banheiros ou onde quer que consigam um refúgio, mantendo a esperança de que dias melhores virão. É difícil não se emocionar e torcer para que pai e filho consigam vencer os sérios desafios da vida.

Classificação indicativa: 12 anos

Confira também: 20 filmes infantis para assistir em família

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.