Auggie é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial e precisou de 27 cirurgias para conseguir respirar e enxergar. Após passar toda a sua infância estudando em casa, seus pais decidem que chegou a hora de o pequeno começar a frequentar a escola. A decisão muda a vida do garoto e de toda a sua família, trazendo desafios e superações. Essa é a emocionante história do filme Extraordinário, que estreou em 2017 e é um sucesso entre crianças e adultos. Baseado no best-seller de mesmo nome, da autora norte-americana R.J. Palacio, a adaptação, dirigida por Stephen Chbosky, emociona toda a família! Se você ainda não foi conferir o filme nas telonas, aqui vão alguns motivos para você não deixar de assisti-lo com seu pequeno:

1. O filme consegue abordar temas delicados com leveza

Com cenas leves e, até mesmo, cômicas, a história consegue tratar de temas complexos, sem entrar em uma atmosfera melodramática. Com a impecável atuação de Jacob Tremblay (Auggie), Julia Roberts (mãe), Owen Wilson (pai) e Isabela Vidovic (irmã), o filme diverte e emociona adultos e pequenos, abordando temas como superação, bullying, preconceito e família.

2. A história mostra a importância da família

Durante todo o enredo, Auggie conta com a presença e o apoio de seus pais que, ainda que com uma bagagem de sofrimento suficiente para saber que o mundo não será nada agradável com seu filho, se mantêm otimistas, mostrando que é possível (e necessário) enfrentar toda e qualquer barreira juntos. A história também mostra o lado da adolescente Via, a irmã mais velha de Auggie, que vive o dilema de lidar com a carência que sente por ter sido sempre um pouco esquecida por causa das necessidades do irmão, e, por outro lado, todo o imenso amor que sente por ele.

3. O filme possibilita o diálogo sobre bullying

O tema central que guia o enredo do filme Extraordinário, é o bullying sofrido por Auggie quando ele passa a frequentar a escola e a conviver com outras crianças. No entanto, a história não retrata isso de forma pesada, possibilitando uma reflexão sobre o tema, até mesmo, entre os próprios agressores. Essa é uma ótima oportunidade de introduzir o assunto e conversar com seu pequeno sobre preconceito e ensiná-lo a respeitar as diferenças.

4. A história ensina que o amor e a amizade são muito mais importantes do que a aparência

A cada superação, o pequeno Auggie nos mostra o quanto a aparência é apenas um detalhe em nossas vidas, e que a nossa essência é o que temos de mais precioso! Seus pais o ajudam, todo momento, a perceber o quanto seu rosto não define o que ele é, e que quem o conhece, sabe o quanto ele é uma pessoa especial e cheio de qualidades! No decorrer da história, Auggie ganha um grande amigo na escola, o Jack, que tem que aprender a conviver com a pressão e mostrar aos demais colegas que o que temos de mais importante é o que não se pode ver.

Depois de tantos motivos, não há dúvidas de que o filme Extraordinário é uma verdadeira lição de vida!

Confira o trailer:

Somos Todos Extraordinários

Dica Leiturinha:

Somos Todos Extraordinários

Autora: R.J. Palacio

Este é um romance que emociona pequenos e grandes leitores. A obra leva, com grandeza, a mensagem de inclusão, amizade e amor ao próximo, por meio de uma linguagem sensível e cuidadosa. Somos Todos Extraordinários é uma adaptação desta emocionante história para o público infantil.

 

Este título compõe a incrível Coleção Cinema, cuidadosamente preparada pela Equipe de Curadoria da Leiturinha. Para saber mais ou adquiri-la, acesse as Coleções Leiturinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.