A literatura infantil brasileira é riquíssima de autores e livros para todos os gostos. Entre a infinidade de boas leituras, a Leiturinha reservou 5 títulos encantadores que, cada um ao seu tema, são leituras leves e prazerosas capazes de agradar pequenos e adultos. Confira!

A bolsa amarela – Lygia Bojunga

classicos da literatura infantil 1Raquel é a filha caçula em uma família que não leva muito a sério seu universo infantil. Ela tem três principais desejos: ser gente grande, ter nascido menino e virar escritora. Uma bolsa amarela, vinda dos desapegos da tia, parece ser o lugar ideal para abrigar esses desejos e outras histórias, em uma narrativa que mescla o real e o imaginário. Esta obra premiada é uma das mais importantes da autora Lygia Bojunga.

Marcelo, marmelo, martelo – de Ruth Rocha

classicos da literatura infantil 2

Os personagens dos três contos deste livro são crianças que resolvem seus impasses com muita vivacidade: Marcelo cria palavras novas; Teresinha e Gabriela superam as diferenças e Caloca compreende a importância da amizade. Ruth Rocha torna encantada qualquer situação por mais comum que pareça…

O meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos

classicos da literatura infantil 3

Uma emocionante história de Zezé, um garotinho de 5 anos de uma família grande e carente. Zezé toma conta do seu irmão mais novo, enquanto seus pais enfrentam dificuldades para sustentar os filhos. Este livro também virou telenovela e foi sucesso nas telas de cinema.

A história dos pingos – Mary França

A-Historia-dos-Pingos-Mary-Franca-e-Eliardo-Franca-1715301

Apesar de semelhantes, cada pingo tem sua cor… Este livro, escrito por Mary França, revela a criação dos 7 personagens: Pingo-de-Flor, Pingo-de-Fogo, Pingo-de-Ouro, Pingo-de-Sol, Pingo-de-Mar, Pingo-de-Céu e Pingo-de-Lua. Ao longo da história, os pequenos leitores desvendam as relações entre as cores dos pingos e a personalidade de cada um. A leitura também é um momento de descoberta para as crianças que se identificaram com as características de cada pingo.

O menino maluquinho – Ziraldo

o-menino-maluquinho

O menino maluquinho é uma série de quadrinhos eternizados na infância de muitas crianças. O Menino Maluquinho saiu das páginas dos livros para a TV, virou série, novela, peças teatrais, filmes, óperas e tema de diversos produtos infantis.

Você conhece algum clássico da literatura infantil que todo mundo deveria conhecer? Compartilhe com gente!

Leia também:

Os 15 melhores livros infantis de 2016

Como falar sobre saudade com as crianças

O lobo não é mau! Livros que desconstroem estereótipos