5 dicas simples para deixar as crianças longe de resfriados

nov 1, 2018 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Saúde, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que – todos os anos – entre 5% e 10% dos adultos e 20% e 30% das crianças sejam infectados pelo vírus Influenza, responsável pela gripe. E a prevenção é essencial para que a doença não pegue as crianças de jeito. Mas, além da vacina contra a gripe (recomendada pelo Ministério da Saúde), existem dicas simples que podem ajudar. Confira como evitar resfriado e gripe:

1. Roupas adequadas

É realmente simples! Por mais incrível que posso parecer, o que protege a saúde das crianças, tanto do frio como do calor, é a qualidade da roupa. Pensando assim, a dica é evitar roupas sintéticas e dar preferência a algodão e lã, por exemplo.

2. Comida saudável sempre

Mais básico que roupa, concordam? O ideal é oferecer legumes e verduras cozidos e carnes grelhadas. Sementes como castanha-de-caju e castanha-do-pará também ajudam a nutrir o organismo das crianças, e valem para um lanchinho saudável! A água não pode ficar de lado: é uma importante aliada, faça chuva ou faça sol.

3. Higiene

Lavar as mãos com frequência e não colocá-las na boca, nos olhos e no nariz é a dica das dicas! Sempre bom também lembrar às crianças que, ao espirrar e tossir, o ideal é usar o braço como proteção, ao invés das mãos.

4. Evitar friagem

Para tirar a friagem do corpo, o escalda-pés é uma solução simples e rápida que pode ser feita a qualquer momento, inclusive em crianças. Quando uma pessoa é aquecida, há uma espécie de convocação para que as células de defesa fiquem mais ativas. Ao realizar um escalda-pés, estamos levando calor para todo o organismo por meio do sangue que flui da extremidade até o centro, melhorando de forma notável o funcionamento do sistema imune! Essa dica, aliás, serve tanto para prevenir gripes e resfriados, como para tratá-los.

5. Sol sempre!

Expor as crianças ao sol, sempre que possível, por um momento breve, ajuda na síntese da vitamina D, que também é imunoestimulante. Ou seja, deixa as crianças mais fortes e resistentes às doenças!

Dica PlayKids:

Leia também: 

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais