5 formas de aliviar a ansiedade e o estresse materno

abr 3, 2018 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Junto com os filhos, vem também a nova rotina, os dias cheios de barulho e alegria, os desafios, a dupla ou até tripla jornada, as descobertas, as incertezas e inseguranças, os momentos repletos de carinho, os aprendizados, as pequenas e grandes conquistas, os medos, as fortes emoções e… a ansiedade e estresse. Sim! Não é nada fácil se equilibrar entre os diferentes papéis e tarefas que a maternidade traz à tona, e é comum que algumas vezes, as mães se encontrem em momentos de ansiedade e estresse. Mas e aí? Como aliviar esses sentimentos que, às vezes, insistem em permanecer?

1. Respirar

Pode parecer óbvio, afinal, nós não respiramos o tempo todo? Mas, de fato, res-pi-rar, prestando atenção no entrar e sair do ar pelas narinas. Sentindo o peito inchar e murchar a cada inspiração e expiração. Esse é um exercício que pode ter mais efeitos do que você imagina. Se você é adepta do yoga ou da meditação, com certeza, já sentiu o que alguns minutos inspirando e expirando lentamente podem fazer por você. Mas, se você não é adepta à essas práticas, basta se sentar por alguns instantes, seja no sofá da sala, na cama ou até em um cantinho na cozinha. Se permita ter esse momento só para você. Feche os olhos e faça 3, 5, 10, 30 grandes respirações, o quanto for suficiente para você colocar a cabeça no lugar e pensar no próximo passo, com mais calma, cautela e lucidez.

2. Colorir

Não precisa nem se preocupar em comprar aqueles livros de colorir que estiveram em alta há um tempo atrás. Pode ser aquela revistinha do seu filho mesmo ou até uma imagem impressa. Você pode fazer isso sozinha ou junto com o seu pequeno. Mas o simples ato de se dedicar a algo tão simples e manual como colorir, já pode ser uma ótima maneira de se acalmar e se organizar, além de ser um delicioso e divertido momento compartilhado com o seu pequeno.

3. Extravasar

Cantar, dançar, gritar, pular… Algumas vezes tudo o que nossa mente e nosso corpo precisam é extravasar! Quando você sentir essa necessidade, permita-se! Alguns minutos gastando energia podem fazer a diferença no seu dia. Se for com o pequeno, isso pode até se tornar uma deliciosa brincadeira. Aliás, brincar é uma ótima maneira de extravasar. Faça jogos, brinque de mímicas, de pega-pega ou, simplesmente, aposte uma corrida com seu filho! Quando nos expressamos dessa forma, colocamos para fora toda a ansiedade e o estresse, aliviando, pelo menos um pouquinho, essa sensação.

4. Se exercitar

Por falar em gastar energia, se tem algo que faz bem para o corpo e para a mente é se exercitar. Seja andar de bicicleta, correr, caminhar, fazer musculação, dança ou praticar algum esporte, as atividades físicas são fundamentais para uma boa saúde, física e mental. Quando nos exercitamos com frequência, liberamos hormônios que nos fazem sentir melhor, além de ser um momento em que podemos nos desligar dos problemas cotidianos. Então, movimente-se!

5. Escrever

Outra maneira de colocar as emoções para fora é escrever! Pensamentos soltos, textos, cartas, poesias… Escrever é uma ótima forma de clarear e organizar os pensamentos, quase uma terapia! Não precisa se preocupar com regras e padrões, escreva para você mesma ou apenas por escrever, tenha o seu próprio diário! Passado o momento de estresse, você com certeza vai ler seus desabafos com olhos mais tranquilos e vai conseguir nomear e entender melhor o que está sentindo.

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais