5 opções de atividade de alfabetização

mar 30, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Conheça os métodos mais eficazes para deixar o processo de aprendizado mais rápido e efetivo

Sabia que a alfabetização vai muito além do que é aprendido em sala de aula? Em casa e na rua, há algumas atividades que são a chave para um processo mais rápido e efetivo, tanto para aprender a ler quanto para aprender a escrever. E, vamos concordar, com a presença e ajuda de quem nós amamos tudo fica mais prazeroso.

Além das atividades de alfabetização e letramento que são ensinadas dentro da escola, é possível explorar outros métodos de aprendizado e garantir que a alfabetização infantil traga os melhores frutos. Se ligue nas dicas que nós separamos:

Roda de leitura

É uma das técnicas mais tradicionais da alfabetização. Na roda de leitura são abordados os mais diversos conteúdos infantis, desde simples contos e fábulas até as atividades de alfabetização que utilizam recortes, colagens desenhos e pinturas. A atividade pode ser realizada com familiares – de todas as idades! – ou com outros colegas de sala, ajudando a expandir o repertório intelectual da criança da melhor forma: se divertindo.

Explorar rótulos de embalagens

Os rótulos e embalagens têm um simples objetivo: informar. Eles ajudam os adultos a compreender as informações, e não seria diferente com as crianças. Com textos curtos e imagens que ajudam a compreensão, os rótulos e embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser explorados no café-da-manhã, no almoço, no jantar e em outros diversos momentos.

Lista de compras

As listas estão presentes em nosso cotidiano e têm um papel importante para quem está aprendendo a ler e escrever. As crianças querem a todo momento participar das atividades consideradas “adultas”, e a lista de compras é uma delas. Que tal montar a próxima junto com seu filho e ajudá-lo na compreensão e organização da estrutura das listas?

Passeios

As crianças são verdadeiras curiosas, e essa característica deve ser aproveitada durante os passeios em parques, shoppings ou até mesmo no caminho de casa para escola. Os outdoors e sinalizações são de grande interesse para os pequenos, e mesmo que contenham informações não tão relevantes assim, é uma maneira para exercitar a leitura e, consequentemente, a compreensão da escrita e do mundo a sua volta.

Ler histórias

O clássico das atividades para alfabetização são as histórias infantis. Esse momento entre mãe e filho (ou pai e filho) é uma oportunidade para deixar a prática mais agradável e produtiva. Mas lembre-se: cada idade tem um gênero e um nível de compreensão diferente, então é importante se atentar nos indicativos de idade, imagens e também no gosto da criança.

Quer mais dicas para melhorar os momentos de aprendizado e diversão da sua família? Explore nosso blog e faça parte do maior clube do livro infantil!

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais