Conheça os métodos mais eficazes para deixar o processo de aprendizado mais rápido e efetivo

Sabia que a alfabetização vai muito além do que é aprendido em sala de aula? Em casa e na rua, há algumas atividades que são a chave para um processo mais rápido e efetivo, tanto para aprender a ler quanto para aprender a escrever. E, vamos concordar, com a presença e ajuda de quem nós amamos tudo fica mais prazeroso.

Além das atividades de alfabetização e letramento que são ensinadas dentro da escola, é possível explorar outros métodos de aprendizado e garantir que a alfabetização infantil traga os melhores frutos. Se ligue nas dicas que nós separamos:

Roda de leitura

É uma das técnicas mais tradicionais da alfabetização. Na roda de leitura são abordados os mais diversos conteúdos infantis, desde simples contos e fábulas até as atividades de alfabetização que utilizam recortes, colagens desenhos e pinturas. A atividade pode ser realizada com familiares – de todas as idades! – ou com outros colegas de sala, ajudando a expandir o repertório intelectual da criança da melhor forma: se divertindo.

Explorar rótulos de embalagens

Os rótulos e embalagens têm um simples objetivo: informar. Eles ajudam os adultos a compreender as informações, e não seria diferente com as crianças. Com textos curtos e imagens que ajudam a compreensão, os rótulos e embalagens de alimentos, por exemplo, podem ser explorados no café-da-manhã, no almoço, no jantar e em outros diversos momentos.

Lista de compras

As listas estão presentes em nosso cotidiano e têm um papel importante para quem está aprendendo a ler e escrever. As crianças querem a todo momento participar das atividades consideradas “adultas”, e a lista de compras é uma delas. Que tal montar a próxima junto com seu filho e ajudá-lo na compreensão e organização da estrutura das listas?

Passeios

As crianças são verdadeiras curiosas, e essa característica deve ser aproveitada durante os passeios em parques, shoppings ou até mesmo no caminho de casa para escola. Os outdoors e sinalizações são de grande interesse para os pequenos, e mesmo que contenham informações não tão relevantes assim, é uma maneira para exercitar a leitura e, consequentemente, a compreensão da escrita e do mundo a sua volta.

Ler histórias

O clássico das atividades para alfabetização são as histórias infantis. Esse momento entre mãe e filho (ou pai e filho) é uma oportunidade para deixar a prática mais agradável e produtiva. Mas lembre-se: cada idade tem um gênero e um nível de compreensão diferente, então é importante se atentar nos indicativos de idade, imagens e também no gosto da criança.

Quer mais dicas para melhorar os momentos de aprendizado e diversão da sua família? Explore nosso blog e faça parte do maior clube do livro infantil!