O primeiro dia de aula, uma prova importante, estar em um lugar novo ou longe dos pais… São muitos os motivos que levam uma criança a sentir-se ansiosa. A ansiedade é algo natural e faz parte da vida de adultos e pequenos. A diferença é que nós, adultos, sabemos lidar melhor com essa emoção e identificar suas causas. Já as crianças, ainda estão conhecendo e lidando pela primeira vez com os diversos sentimentos e, por isso, elas podem precisar de uma ajudinha para compreender a ansiedade que estão sentindo e como resolvê-la.

Atenção aos sinais de ansiedade

Para isso, primeiro, pais, mães e responsáveis precisam identificar quando os pequenos estão ansiosos, para então ajudá-los a lidar com essa emoção. É fundamental observar os pequenos e se atentar a mudanças de comportamento, pois pequenos detalhes podem dar dicas importantes sobre o que a criança está sentindo. Pensando nisso, as curadoras e mães, Cynthia Spaggiari e Sarah Helena, elencaram algumas frases que já ouviram de seus pequenos e que podem indicar que eles estão ansiosos. Confira:

1. “Estou com dor de barriga; quero vomitar…”, esses são sintomas relatados com frequência, especialmente quando os pequenos querem evitar algo.

2. “Quero ir embora agora.”, demonstrando muito incômodo em permanecer em algum local.

3. “Não quero ir para a escola hoje.”, especialmente quando esta cena passa a ser rotineira.

4. “Eu não consigo; eu vou errar”, ou demais frases relacionadas à falta de confiança em si mesmo(a).

5. “Só se você for comigo” ou “Fica aqui comigo”, demonstrando que quer a presença de pessoas de confiança para realizar tarefas cotidianas, que antes fazia sozinho(a).

6. “Posso dormir com você?; não quero ficar sozinho(a) no meu quarto” ou “Espera eu dormir?”, dificuldade em dormir sozinho(a) pode ser sinal de que seu(a) pequeno(a) está ansioso(a).

Como lidar com a ansiedade das crianças?

Quando se trata da ansiedade dos filhos, é importante que, em primeiro lugar, os pais olhem para si mesmos, observando seu próprio comportamento. Outro ponto fundamental é levar a sério os sentimentos dos pequenos, ouvindo-os e tentando ajudá-los a compreender o que estão sentindo. Descubra: como lidar com a ansiedade do seu pequeno.

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.