Conheça 7 benefícios do futebol para crianças

nov 28, 2022 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Saúde

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Futebol é uma verdadeira paixão nacional! Não demora muito para que muitas crianças, influenciadas pela família ou pelos amigos, comecem a falar sobre e jogar futebol.

👉 Leia mais: Livros sobre futebol para ler com os pequenos

Se sua pequena ou pequeno já é fã, ótimo! Se não, chegou a melhor oportunidade para incentivá-la/o. Veja a seguir 7 benefícios do futebol para crianças 👇

Descubra a importância do futebol no desenvolvimento do seu filho:

1. Desenvolvimento motor

Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. Portanto, a coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

2. Convivência social

Futebol é uma atividade social e cada criança acaba tendo contato com a maioria das outras crianças envolvidas na brincadeira. Assim, com a evolução das regras da brincadeira para o esporte que conhecemos, esse contato vai ganhando nuances diferentes e mais ricas.

3. Entendimento de regras

Como todo jogo, o princípio norteador (e organizador) do futebol são as regras. Seja a mais básica para os mais pequenos (“Não pode pegar a bola com a mão”), seja algo mais complexo (sim, em algum momento as crianças estarão discutindo impedimento 😂). A compreensão dessas regras e o respeito a elas é o que permite à criança fazer parte da brincadeira.

4. Trabalho em equipe

Um passo adiante da convivência social, o trabalho em equipe coloca a criança para interagir com outras crianças em prol de um objetivo comum, que pode ser ganhar o jogo ou apenas não deixar a bola sair da quadra. Quanto melhor é essa interação, mais tempo a brincadeira dura e mais interessante ela se torna.

5. Tomada de decisões

O jogo de futebol é também um laboratório de decisões: “se eu chutar a bola forte meu amigo fica feliz?”, “será que eu chuto a bola para a direita ou para a esquerda?”, “quem está livre para chegar à área?”. Essas decisões vão se tornando mais complexas conforme a brincadeira se torna esporte de fato. Assim, cada situação vai aumentando o repertório da criança, bem como seus processos para chegar a alguma conclusão.

6. Disciplina

Não adianta brincar se não se segue as regras. Em pouco tempo a criança fica cansada, ou pior, as outras crianças começam a reclamar. Por isso, a disciplina começa como forma de se manter dentro das regras e evolui para o comprometimento com o esporte em si. Ou seja: saber até onde se consegue correr, saber ouvir seu treinador ou professor ou mesmo saber como se comunicar com os colegas de time.

7. Vencer e perder

Em determinado momento, a brincadeira de bola assume o formato do jogo que conhecemos: dois times jogando um contra o outro. Nesse momento, a coordenação e a compreensão das regras já estão internalizadas, o trabalho em equipe ganha grande destaque na atividade e um novo contexto surge: vencer ou perder.

Por isso é importante que pais, professores e treinadores estejam atentos para a relação da criança com ambos os cenários. Vencer não deve ser equivalente a menosprezar os adversários da mesma forma que perder não deve se tornar uma frustração ou ser motivo para agressividade.

Futebol no desenvolvimento infantil é gol na certa!

Não são poucos motivos para deixar as pequenas e pequenos brincarem com a bola, não é mesmo? Mas é importante ter em mente que a cada etapa do desenvolvimento da criança, sua relação com o esporte, em geral, é diferente.

A competitividade nem sempre está presente na prática esportiva infantil. O desejo de se tornar atleta também não. Por isso, é importante que pais fiquem atentos à suas próprias expectativas com relação aos filhos. Se perguntar, honestamente, “É meu filho que quer isso ou sou eu?” é sempre um bom caminho.

Futebol é brincar; futebol é jogo. Toda criança merece e tem direito a isso. Seja na escola, na rua, na praça ou na escolinha, uma bola no pé e amigos para jogar, futebol não tem contraindicação.

Sua criança é apaixonada por futebol? Então compartilha aqui com a gente todo o seu talento!  

Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida, e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.

    Acompanhe nossas redes sociais