7 dicas para estimular o desenvolvimento das crianças e dos bebês

Feb 14, 2018 | 0 - 3 anos, Bebê

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Parece mentira, mas não é. O cérebro dos bebês começa a se formar ainda durante a gestação e, ao nascer, esse serzinho tão pequeno, tem 100 bilhões de neurônios capazes de fazer duas vezes mais conexões entre si do que o cérebro de um adulto.

O cérebro da criança continua a se desenvolver, atingindo o auge nos primeiros três anos de vida. Por isso esse período é tão importante para o desenvolvimento humano.

O que acontece na primeira infância, que vai do nascimento até os seis anos de idade, é fundamental para o desenvolvimento pessoal. Você consegue pensar em tudo o que aprendemos nesse período? Aprendemos a sentar, a andar, a falar, a comer sozinhos… aprendemos as cores, os números, os sons… reconhecemos pessoas, vozes, sentimentos. São milhares de informações que a criança pequena absorve o tempo inteiro.

Agora, o que podemos fazer para ajudar nesse processo de aprendizado?

É importante ressaltar aqui, que cada bebê, cada criança, são únicos. Cada um irá se desenvolver no seu tempo, sem que haja necessidade de apressar nenhum processo.

As crianças são sempre curiosas e buscam novidades quando damos a elas a oportunidade de serem criativas e independentes para explorar o ambiente.

No entanto, algumas atividades podem favorecer esse processo, para que o desenvolvimento aconteça de maneira tranquila e saudável.

Conversar e interagir com a família

O aprendizado depende do afeto, e a presença do pai, da mãe e da família é uma das coisas mais importantes para o desenvolvimento dos pequenos, já que em um ambiente favorável, eles tendem a se sentir mais seguros e podem se arriscar em novas atividades a cada dia.

Conversar com o bebê, falando devagar e olhando em seus olhos, favorece a criação de um vínculo afetivo mais forte e duradouro, e isso certamente irá influenciar todas as relações futuras que ele terá.

Brincar

Brincar é coisa séria…

Através das brincadeiras a criança pode expressar sentimentos e fantasias do seu mundo interno, desenvolvendo a criatividade e aprendendo a lidar com as suas emoções.

A criança que brinca (além de se divertir) demonstra ter saúde e inteligência emocional, mais facilidade para se comunicar e maior capacidade para se relacionar com os outros.

Ler

Com o hábito da leitura as crianças desenvolvem a criatividade e a imaginação, e podem aprender sobre sentimentos, valores e relacionamentos.

Através das histórias, elas podem se comunicar, exercitar a atenção e a memória, adquirir conhecimento, aprimorar a linguagem, melhorar a escrita e refletir sobre o mundo que as cerca.

Ouvir música

Essa é uma atividade que pode começar ainda na gestação e que traz muito conforto aos bebês.

A música mexe com emoções e sentimentos, relaxa, acalma… pode ainda trazer recordações e criar bons momentos junto de pessoas queridas. Além disso, através da música, as crianças podem treinar ritmo e coordenação motora.

Dormir bem

Durante a noite o organismo libera diversos hormônios importantes para a saúde, entre eles a melatonina, responsável pelo sono, e também o hormônio do crescimento. Por esse motivo, é importante que as crianças tenham uma rotina bem estabelecida para a hora de irem dormir.

Já existem estudos que mostram que a maior parte das crianças com uma rotina de descanso ajustada, tem menos risco de desenvolver problemas relacionados à déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola.

Ter uma alimentação equilibrada

Uma alimentação saudável e rica em nutrientes diversificados é fundamental para o processo de aprendizado e o desenvolvimento infantil.

Essa é a fonte de energia das crianças e traz benefícios que vão desde o pique para as brincadeiras, até a melhora na capacidade de memorização.

Respeitar o tempo de cada criança

Vale falar mais uma vez que os pais devem ter cuidado com as expectativas que criam em relação aos filhos. As características das crianças devem ser respeitadas e as comparações evitadas, para que elas se sintam sempre incentivadas e estimuladas a buscar conhecimento e aprender mais.

Flávia Carnielli

Mãe da Maria Clara e da Rafaela, mestre em psicologia clínica, especialista em psicologia perinatal e formada em psicoterapia infantil. *Flávia é especialista em psicologia e foi convidada pelo Blog Leiturinha para compartilhar sua opinião com as nossas famílias leitoras.

    Acompanhe nossas redes sociais