Gratidão. Ser grato por algo ou a alguém. Ato de agradecer. Parece tão simples, não é? Porém, este é um exercício que, muitas vezes, deixamos de lado… No dia a dia, muitas vezes, damos mais valor às coisas ruins que nos acontecem, do que às pessoas, coisas e acontecimentos bons que nos cercam. Mas com um pouquinho de atenção, é possível inserir a gratidão em nossas vidas, colaborando também, para a criação de filhos gratos! Para ajudar você e, também, celebrar a importância de agradecer, preparamos uma lista com 7 formas de demonstrar gratidão. Confira:

1. Deixe bilhetinhos pela casa

Que tal escrever uma mensagem bem carinhosa? Pode ser para agradecer por alguma ajuda ou favor ou apenas para dizer o quanto você é grato(a) por ter essa pessoa pertinho de você! Não tem nada melhor do que ser surpreendido com um bilhetinho cheio de amor e carinho! Ao fazer isso, você também incentiva os pequenos a desenvolverem este hábito!

2. Use e abuse das palavrinhas mágicas

Obrigado, por favor, com licença… Palavras tão simples que fazem toda a diferença, ainda mais quando ditas do fundo do coração. Agradecer, verdadeiramente, quando alguém ajuda com algo ou faz um favor é muito importante. Seu pequeno a/o ajudou nas tarefas de casa? Um amigo buscou as crianças na escola? Agradeça. Expresse sua gratidão, mesmo que seja algo corriqueiro do dia a dia.

3. Valorize os momentos compartilhados

Seja com os amigos ou com a família, expresse sua gratidão por compartilhar muito amor, carinho e alegria com as pessoas que ama. Diga o tanto que você está feliz por poder viver e compartilhar momentos tão gostosos. Isso será contagiante e deixará tudo ainda mais especial.

4. Esteja sempre pronto para ajudar

Retribuir também é uma ótima maneira de demonstrar gratidão pelas pessoas. Portanto, esteja atento(a) e disposto(a) para ajudar as pessoas a sua volta, sempre que possível, seja um cafézinho ou uma carona… Com certeza, hora ou outra, isso irá voltar para você!

5. Seja gentil

Ser uma pessoa gentil é algo que torna nossas vidas e o mundo mais leves. Seja com seu pequeno ou, até mesmo, com um desconhecido. Trate todos da maneira como você gostaria de ser tratado e verá que, realmente, gentileza gera gentileza.

6. Escute

Ouvir é um ato tão simples mas, muitas vezes, na pressa de falar, nos esquecemos de escutar o que o outro tem a dizer. É muito importante prestar atenção e perceber quando a pessoa precisa expressar algo, desabafar ou pedir ajuda. Portanto, esteja aberto(a) para ouvir, com atenção, interesse e paciência.

7. Expresse seu amor

Não poupe os carinhos, abraços, beijinhos, cafunés e os “eu te amo”. Diga e repita o quanto as pessoas que estão com você são especiais e importantes em sua vida. Demonstre seu amor por meio de atos e palavras e deixe que seu pequeno, a família e os amigos percebam o quanto você é grata(o) por tê-los em sua vida!

Confira: Histórias que inspiram o mundo a ser mais gentil.

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.