7 jogos do aplicativo PlayKids para desenvolver a linguagem dos pequenos

jan 8, 2018 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Estímulo, estímulo e estímulo. Este é um dos principais segredos para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Brincar, conversar e interagir com seu filho, desde os seus primeiros meses de vida, é fundamental para que sua linguagem se desenvolva plenamente. Nos dias de hoje, mães, pais, educadores e profissionais ganharam uma ótima aliada no desenvolvimento dos pequenos: a tecnologia. Com atividades, jogos e vídeos interativos, os aplicativos podem se tornar ótimas ferramentas no estímulo e desenvolvimento da linguagem das crianças. Nesse contexto, conversamos com a fonoaudióloga infantil Magali Oliveira, que utiliza algumas das atividades disponíveis no Aplicativo PlayKids em suas consultas, para que ela nos ajudasse a elencar os benefícios de cada uma das atividades para o desenvolvimento da fala dos pequenos. Ela ressalta a importância da mediação e intervenção de um adulto para que o uso e o estímulos sejam positivos e eficientes.  

Leia também: Como a tecnologia pode atuar no lado social e afetivo das crianças tímidas

1. Quebra-cabeças

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids (descubra como acessar)

Este jogo pode colaborar no estímulo da fala e aumento do vocabulário dos pequenos. Como?  Durante a brincadeira, peça para que a criança nomeie os objetos que se formarem no jogo, e converse com ela sobre.

2. Esteira maluca

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão Premium do Aplicativo PlayKids (descubra como assinar)

Este jogo estimula o desenvolvimento da fala e da linguagem da criança. Como? Para brincar, é preciso identificar as letras, as formas e os números e, no caso das letras, é possível trabalhar o som de cada uma delas. Além de o pequeno aprender a diferenciar o que é letra e o que é número, e o nome das formas e das cores. Também aproveite para estimular sua fala, dialogando sobre as formas e as letras que aparecem.

3. Estação de perguntas

Melhor idade: pequenos a partir de 4 anos
Disponível em: versão Premium do Aplicativo PlayKids

Com este jogo é possível trabalhar e estimular a linguagem e conceitos como maior e menor, além das formas e das cores. Como? Durante as perguntas e respostas do jogo, o pequeno precisará diferenciar conceitos e formas, o que estimula sua linguagem e trabalha sua atenção e concentração. Converse com a criança, à medida que os desafios forem sendo solucionados.

4. Conhecendo os bichos

Melhor idade: pequenos a partir de 2 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids

Para os mais novinhos, que ainda estão começando a formar sons e palavras, uma boa opção é utilizar este jogo para estimular a imitação dos sons dos animais. Como? A cada som, converse com seu pequeno nomeando os animais e estimulando ele a nomear também.

5. Toy Box

Melhor idade: pequenos a partir de 2 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids

Este jogo colabora com o estímulo da linguagem dos pequenos. Como? Para brincar, a criança precisa identificar os objetos e você pode estimulá-la a nomear cada um deles, conversando e interagindo.

6. Jogo da memória

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids

Esta brincadeira estimula a linguagem, a fala e a memória visual das crianças. Como? Conforme vão formando os pares, você pode estimular a criança a nomear cada um dos objetos encontrados.

7. Ligue as estrelas

Melhor idade: pequenos a partir de 3 anos
Disponível em: versão free do Aplicativo PlayKids

Este jogo trabalha a fala, a linguagem e concentração dos pequenos. Como? Para jogar, a criança precisa de atenção para formar e Identificar os objetos que se formam. Aproveite para, junto com o pequeno, nomear e conversar sobre cada imagem formada.

Dica da especialista:

A fonoaudióloga Magali ressalta que todas as atividades trabalham a atenção e concentração dos pequenos, uma vez que é preciso compreender o jogo e aprender suas regras. E tudo isso envolve linguagem. Para pequenos mais novinhos, de dois ou três anos, também é interessante utilizar as músicas disponíveis no aplicativo, para trabalhar e estimular a linguagem a partir de canções que os pequenos gostam e se identificam.

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais