8 atividades incríveis para acalmar os pequenos

set 8, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Reagir e lidar com comportamentos agressivos na infância pode ser um desafio para muitos pais e educadores. Amenizar birras, acalmar uma criança muito agitada ou lidar com situações em que ela esteja nervosa, ansiosa e irritada não são tarefas fáceis, mas nós reunimos aqui, algumas atividades que podem te ajudar nesses momentos. Confira:

1. Pote da calma

Inspirado no método Montessori, o pote da calma é ideal para acalmar crianças pequenas depois de uma situação de briga ou choro, pois ao se concentram no vidro, elas voltam sua atenção para o efeito e têm tempo de respirar e se acalmar. Aprenda como fazer um pote da calma para tranquilizar os pequenos.

blog_pote_da_calma

2. Bolhas de sabão

Esta é uma atividade divertida que funciona tanto com bebezinhos, quanto com as crianças um pouco maiores. Com os bebês, você pode soprar as bolhas de sabão ao redor do pequeno, assim ele se distrai com as cores e as bolhas se desfazendo e, acaba esquecendo do choro. Já os maiorzinhos podem eles mesmos soprar as bolhas, inspirando fundo e, assim, se acalmando.

bolha de sabão

3. Massinha de modelar

Atividades manuais são ótimas formas de liberar o estresse de maneira saudável. Massinha de modelar caseira é uma dessas opções que trabalham os sentimentos de raiva e frustração, descarregando a agressividade infantil. Aprenda a fazer massinha de modelar para brincar com seu pequeno.

massinha-de-modelar

4. Colorir

Divertido e prazeroso, este é um passatempo que conquista crianças e adultos! É possível explorar diferentes materiais, como giz, tinta ou lápis, por exemplo. Além de acalmar o pequeno, esta atividade ainda estimula a criatividade.

colorir

5. Massagem e carinho

Às vezes, a criança precisa apenas se sentir amada, acarinhada e segura. Abrace-a e massageie seus ombros, faça um cafuné e converse com a voz baixa e calma até que a criança se acalme. Também é importante ouvi-la, deixe-a desabafar e colocar para fora suas emoções.

massagem e carinho

6. Jogos

Brincadeiras simples e jogos educativos funcionam muito bem para entreter os pequenos. Uma vez envolvidos com o jogo, eles se distraem e têm tempo de se acalmar. Além disso, essa é uma ótima forma de passar um momento junto do seu filho, fortalecendo ainda mais o vínculo entre vocês.

jogos

7. Ouvir música

Quem não gosta de uma boa música? Além de ser agradável, ouvir música é muito importante para o desenvolvimento infantil. Escolha uma música calma e tranquila, pode ser sons da natureza ou uma música que seu pequeno goste. 

ouvir musica

8. Ler a história favorita!

O momento da leitura é sempre algo muito especial! Então, que tal contar a história favorita do seu pequeno para que ele possa relaxar e, de quebra, passar um tempo cheio de carinho junto de você?

Ler a história favorita

E aí na sua casa? Conta para a gente o que você faz para acalmar o seu pequeno quando ele está muito ansioso ou irritado.

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais