A leitura proporciona diversos benefícios nas diferentes fases de nossas vidas. Mas, você sabia que ler para seu pequeno nos primeiros anos de vida é de extrema importância para o desenvolvimento dele? Pois é! Nessa fase, chamada de primeira infância, as estruturas cerebrais ainda estão sendo formadas e os estímulos vindos dos livros colaboram – e muito – para o desenvolvimento dos pequenos e pequenas nessa idade. Não é à toa que nós, aqui da Leiturinha, tomamos todo o cuidado na seleção dos livros para essa faixa-etária.

Conversamos com a nossa Equipe de Curadoria e separamos algumas dicas sobre os tipos de livros mais adequados para trabalhar com seu bebê!

Palavra da Curadoria

Para crianças de até um ano de idade, os livros mais indicados são os com contrastes em preto e branco, pois prendem a atenção dos pequenos. Afinal, nesses primeiros meses, a visão dos bebês ainda é limitada e precisa ser estimulada. Os livros de pano também são uma boa pedida e podem ser adotados como objetos de transição. Nesta fase, a leitura deve ser entoada, acentuando as palavras e explorando as ilustrações.

A partir do segundo ano de vida, os livros brinquedo, com fantoches e texturas, unidos à mediação do adulto, passam a fazer mais sentido. Já nesta altura, a criança pode responder mais claramente aos estímulos dados a partir do livro. O gênero textual ainda não influi muito na assimilação pela criança, mas vale ressaltar que a cadência da leitura e a forma de medição são os determinantes neste momento.

Confira a lista de livros para bebês

Preparamos uma lista de títulos que já enviamos, de acordo com as diferentes etapas da primeira infância:

1. O Cachorrinho salva uma Estrela | Editora Ciranda Cultural

Este é um ótimo livro para realizar a leitura compartilhada com seu bebê. Ele traz uma textura leve, macia e a história deixa esta obra ainda mais incrível: é sobre um coelhinho que tinha medo do escuro, até que encontrou uma amiga muito iluminada, que o fez mais corajoso e feliz. Nesta leiturinha, o pequeno irá se familiarizar com o universo literário e poderá curtir seu livrinho em muitos lugares. Recomendado para pequenos de 0 a 24 meses.

livro-para-bebe-1

 2. Combinar, encaixar e brincar: Dia agitado | Editora Girassol

Com encaixes, a diversão literária será ainda maior! Para aproveitar melhor os livros interativos, contextualize o bebê por meio da leitura em voz alta da história e conduza-o a encaixar as peças em seu destino. As ilustrações em cores vibrantes irão atraí-lo ainda mais. Recomendado para pequenos de 12 a 24 meses.

3. Você é meu bebê | Editora Publifolhinha

Os animais que habitam os jardins de casa irão embalar uma das primeiras histórias do pequeno leitor. “Você é meu bebê! Filhotes do jardim” fará ele descobrir o que cada filhote faz quando está com sua mãe. Com ilustrações ricas e textos envolventes, esta história acompanha um pequeno livrinho, permitindo que a criança acompanhe a leitura com suas próprias mãozinhas, estimulando sua criatividade. Recomendado para pequenos de 6 a 24 meses.

livro-para-bebe-2

4. O livro mágico de aniversário | Editora Todolivro

Parabéns… parabéns… hoje é o seu dia, que dia mais feliz! É muito bom festejar, não é? Desta vez, quem espera toda família para sua grande festa é o tigre. A diversão vai começar… Seu bebê irá bater palmas, cantar uma canção com os outros amiguinhos e até tocar bateria para comemorar o aniversário do Filhote Tigre. E não acaba por aí não… a grande surpresa está no final, quando seu pequeno é convidado a soprar as velinhas do bolo junto com o aniversariante. O livro mágico de aniversário é totalmente interativo e fará você se apaixonar ainda mais pelo universo das fantasias! Recomendado para pequenos de 12 a 24 meses.

5. Brinquedos cantados | Callis Editora

A música auxilia no desenvolvimento dos aspectos: social, cognitivo e linguístico. Na infância, além de ser uma facilitadora no processo de aprendizagem, a música também favorece a criatividade, a capacidade rítmica e a coordenação dos movimentos. Por isso, selecionamos este livro que traz uma bagagem muita rica de brincadeiras cantadas e aprendizados que seu bebê carregará por toda a vida! Recomendado para pequenos de 0 a 3 anos.

6. Quic, quic | Editora Zastras

Contrastes, imagens coloridas e estímulo sonoro. Quic, quic é mais que um livro brinquedo – ele dá estímulos reais para o desenvolvimento na primeira idade. Para que possa ser plenamente explorado, é preciso que você apresente-o integralmente para seu pequeno. Aperte o centro do livro e pergunte: “Quem faz quic, quic? Será o patinho? A ovelhinha?”. Recomendado para pequenos de 6 a 24 meses.

livro-para-bebe-4 (1)

 7. Luki e seus amigos | Editora Vale das Letras

Que tal se divertir com o cãozinho Luki? Nada melhor do que esta surpreendente história para seu pequeno embarcar em uma deliciosa aventura. Este é  um livro sonoro que emite os sons dos animais. Esse tipo de livro é um importante instrumento para o desenvolvimento auditivo e visual da criança. Apresentar diferentes sons e reconhecê-los é fundamental para a percepção dos ritmos e o conhecimento sobre o universo musical.  Viaje com seu pequeno nesta incrível magia literária! Recomendado para pequenos de 0 a 3 anos.

8. Gildo e os amigos na praia – Livro de Banho | Editora Brinque-Book

Este é o livro de banho do Gildo, o personagem mais querido da autora Silvana Rando. Nesta história, o elefante, junto com seus amigos, segue rumo ao mar em seu barquinho. Já nas águas, eles constroem um castelo de areia, comem melancia e se divertem muito juntos! Os livros de banho e pano devem ser explorados através do tato e da visão. Por isso, é importante que a leitura seja feita com calma e atenção especial aos estímulos direcionados ao bebê. Recomendado para pequenos de 0 a 24 meses.

livro-para-bebe-3 (1)

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, das histórias às poesias. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.