Qual foi o seu livro preferido na infância?

abr 2, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Livros

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Ah, os livros infantis! Alguém ainda tem dúvidas sobre o quanto nós somos verdadeiramente apaixonados por eles? Se a literatura traz diversos benefícios para nossas vidas, nos levando para viajar pelo mundo sem sair de casa, é na literatura infantil que tudo começa. São as histórias lúdicas, cheias de cores, poesia e fantasia que, na maioria das vezes, nos introduzem no maravilhoso mundo da leitura e se tornam nossos livros preferidos! Afinal, ler é um hábito e, como qualquer outro, quanto antes for desenvolvido, melhor!

Confira: 10 dicas de livros infantis que podem ajudar na educação dos filhos

Para mostrar o quanto nosso amor pelos livros infantis é antigo, nós pedimos para que integrantes do nosso time de peso, Conteúdo e Curadoria de Leiturinha, PlayKids App e PlayKids Explorer, indicassem seus livros preferidos na infância. Será que você vai se identificar com algum deles?

 

O-menino-maluquinho1. O Menino Maluquinho

Autor e Ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Quem indicou? João Godoy, editor de conteúdo, roteirista e produtor criativo, do PlayKids App e PlayKids Explorer.

O Menino Maluquinho viveu a infância com muita plenitude e intensidade. Aprontou, se machucou, brincou e aprendeu. Entre todos esses momentos, o Menino entendeu que o mundo era uma grande bola divertida para ser explorada e que a amizade tornava o seu mundo maior e mais completo.

Eu tive uma infância complicada, com fatos difíceis de digerir. Mas quando colocava a panela na cabeça e brincava de ser o Maluquinho, eu sentia a vida ganhar cor e me permitia fantasiar a realidade, transformando-a em algo mais bonito e saboroso. Já tive a chance de dizer para o próprio Ziraldo, pessoalmente: quando me senti Maluquinho, me senti completo.

 

Coleção-Serelepe

2. Coleção Serelepe

Autores: Darly Nicolanna Scornaienchi
Editora: Edições OESP-Maltese
Quem indicou? Sarah Helena, formada em Psicologia, especialista em Filosofia, mãe da pequena Cecília e curadora da Leiturinha.

Esta coleção era minha paixão na infância. Capa dura, em alto relevo, cores e ilustrações clássicas, que me reportavam a um universo paralelo, de pura fantasia. Meu preferido da coleção era “A festa dos ursinhos”, pois conta a história de uma garotinha que se perdeu e foi parar no país dos ursinhos! De certo, por imaginar que eu também poderia ir para aquele país maravilhoso, caso me embrenhasse sem medo pelas páginas coloridas, mágicas daquele livro.

Em minha pequena cidade do interior de Minas, na década de 90, livros só na biblioteca e olhe lá! Estes foram um dos únicos livros comprados pela minha mãe, de um vendedor ambulante, e, como eram itens de luxo em minha casa, ela tinha extremo cuidado com eles. Tanto cuidado, que hoje também fazem parte das leituras de minha pequena.

 

Pimenta-no-Cocuruto

3. Pimenta no cocuruto

Autora: Ana Maria Machado
Ilustradores: Gerson Conforto e Anna Marz
Editora: Salamandra
Quem indicou? Caroline Lara, formada em Psicologia, produtora de conteúdo do PlayKids Explorer e curadora da Leiturinha.

Sabe aquela história que você pede para seu contador particular repetir trocentas vezes? A minha preferida era a “Pimenta no cocuruto”, de Ana Maria Machado! A adaptação de Ana Maria desse conto antigo é genial e eu não me cansava de ouvir. Como é que pode uma pimenta que caiu no cocuruto de uma galinha ansiosa, causar tanta confusão entre a bicharada? E o pior é que sobra para o homem, coitado, que ao saber que o cocuruto da galinha anunciará que o mundo está próximo de acabar, sai correndo desembestado e acaba por quebrar a perna. De quem será a culpa?

Ana Maria Machado me conquistou com essas e outras histórias. Quando minha mãe me contava essas histórias, eu pensava “Como pode alguém inventar histórias tão legais assim?”, e mal podia esperar o dia seguinte para contar para os meu amigos. Era um verdadeiro teatro. Eu imitava a voz da galinha e do marreco, e cresci com a certeza de que viver a literatura, era tudo o que eu mais queria!

 

As-Aventuras-de-Tom-Sawyer

4. As Aventuras de Tom Sawyer

Autor: Mark Twain
Ilustrador: True Williams
Editora: Via Leitura
Quem indicou? Marcela Moraes, estuda Psicologia e faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha.

“As Aventuras de Tom Sawyer”  é um livro que foi lançado pela primeira vez em 1876. Conta a história de uma amizade inabalável entre dois garotos: Huck e Tom. Os dois engajam em uma jornada de aventuras e tesouros. A narrativa ressoa como uma ambição de criança: construir um cotidiano cheio de desafios e com uma pitada de perigo, quando resolvem virar piratas! A história se passa às margens do Mississípi e conta de maneira leve, a vida das crianças que viviam nas comunidades do Louisiana, Estados Unidos. Esta não é uma história simples! Consigo, traz muitas reflexões sobre o valor da amizade, os segredos que guardamos e as boas ações que plantamos ao longo de nosso crescimento.

Este foi um livro que conheci na sétima série através das visitas guiadas à biblioteca da escola! Me lembro que era um livro com poucas imagens e texto mais denso, mas nada que pudesse impedir minha curiosidade! Quando pequena, não era uma leitora voraz, mas de uma forma inédita, a partir desse encontro literário com uma outra época e cultura, me identifiquei e li até a última página!

 

Vocó-delícia5. Vovó Delícia

Autor e ilustrador: Ziraldo
Editora: Melhoramentos
Quem indicou? Fernanda Veiga, pedagoga e curadora da Leiturinha.

Hoje em dia muitas avós são diferentes, elas já não são mais com as de antigamente. Ficavam sentadas na cadeira de balanço, deitadas na rede, fazendo crochê. Mas, para Ziraldo as coisas mudaram, muitas vão à academia, gostam de dançar e estão ligadas em tecnologia. São todas grandes Vovós Delícias!

Vovó Delícia foi meu livro predileto na infância. Sabe aquele aconchego gostoso que só as vovós conseguem nos dar? Pois bem, eu sempre fui muito apegada a esse carinho de vó e desde a minha infância o que há de melhor é viver na casa da minha amada avó. Este foi o meu primeiro livro, presenteado pela minha madrinha, por saber do grande apresso pela minha avó e também por ser uma história humorada, escrita pelo grande cartunista Ziraldo, autor do grande clássico “O menino Maluquinho”. Então, já podem imaginar… a “Vovó Delícia” me acompanhou por muito tempo.

 

A-Pipa-e-a-Flor6. A Pipa e a Flor

Autor: Rubem Alves
Ilustradora: Bruna Pellegrina
Editora: Adonis
Quem indicou? Paula Piffer, estudante de Comunicação e integrante da Equipe de Curadoria da Leiturinha.

Nesta obra, Rubem Alves conta a história de uma pipa que pertencia à um menino, que um dia estava voando e cruzou com os olhos de uma flor e ficou enfeitiçada. Tão enfeitiçada que arrebentou sua linha e voou até a flor e deu sua linha para ela segurar. O tempo passou e as coisas se complicaram. A flor, que ficava presa ao solo, começou a sentir inveja da pipa que passava o dia voando e voltava cheia de novidades, essa inveja acabou se tornando ciúme. Esse ciúme fez com que a flor encurtasse cada dia mais a linha da pipa, a impedindo de voar livremente. 

Este é um dos meus livros preferidos da infância, uma fábula que trata de sentimentos, principalmente o amor, liberdade e egoísmo. Ensina o respeito ao espaço do outro, primordial em todas as relações humanas, completamente atemporal. Aprendi muito, em cada fase da vida, dando sentido e interpretação diferentes para esta história que vale a pena ser conhecida! E se perguntarem aos meus pais qual o meu livro preferido da infância eles vão dizer “a pipa e a rosa”, podem não acertar o nome, mas com certeza não erram esse livro inesquecível!

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais