A criança e o idoso na literatura infantil

set 25, 2019 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

A literatura infantil não deve ser, necessariamente, definida por – ou direcionada apenas a –  fins pragmáticos e escolares. Por meio dela, somos capazes de ampliar as possibilidades do livro. Dessa forma, ele é um meio para compreensão de mundo e construtor de diferentes formas de linguagem na infância. Além disso, uma das potencialidades do livro é justamente a aproximação entre gerações. Assim, torna a leitura entre a criança e o idoso uma troca muito saudável de experiências.

A representação dos idosos na literatura infantil

Muitos livros infantis trazem a representação dos idosos em diferentes contextos e abordagens. Afinal, existem livros que apontam avós e bisavós como representantes de memórias e afetos. Ressaltando, assim, a importância que as expressões orais possuem na identidade e na afirmação do idoso. O livro possibilita entrarmos em contato com a reflexão de memórias e com os aprendizados característicos da velhice.

A literatura infantil também pode ajudar na abordagem de assuntos mais sérios referentes à velhice, como o Alzheimer e os desdobramentos que ele trará a curto, médio e longo prazo. As novas formas de ver e viver a velhice também estão presentes em obras distintas.

Os melhores livros infantis

Aprendendo com os mais velhos

A literatura reafirma que os mais velhos precisam ser valorizados por meio do resgate de suas lembranças e histórias de vida, recuperando uma memória pessoal, que é também coletiva. Os livros dão vozes aos idosos e confirmam que a importância deles em nossas vidas precisa ser repensada em uma perspectiva sem estigmas ou preconceitos. Pois, na vida, assim como na literatura infantil, os idosos devem ser valorizados para além do carinho e do amor que eles nos dão – mas pelo conhecimento e por tudo o que podem nos ensinar!

Pensando nisso, preparamos uma Coleção de Livros especial, que está disponível na Loja Leiturinha! Confira:

Quem teve o privilégio de conviver e quem ainda convive com seus avós, sabe: é um sentimento inigualável! Pensando nisso, preparamos uma coleção de livros infantis sobre avós para juntar a família e fazer uma homenagem a quem tem muito amor e muita experiência de vida para compartilhar!

Leia mais:

Caroline Lara

Líder da Equipe de Curadoria da Leiturinha, é formada em Psicologia e mãe do Caetano. Leitora compulsiva, é apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!

    Acompanhe nossas redes sociais