A história do livro através do tempo

out 27, 2017 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Leiturinha, Literatura

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Você já parou para pensar em como o livro surgiu? Ou como eram os primeiros livros da história? O livro, da maneira como conhecemos hoje, surgiu no século XV, quando Johann Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis. Essa invenção revolucionou a história do livro! A partir dela, a produção barateou, fazendo com que os livros pudessem alcançar muito mais pessoas ao redor de todo o mundo! Essa popularização, modificou a educação, democratizou a comunicação e marcou o fim da Idade Média! Mas até chegar a esse ponto, muita coisa aconteceu através do tempo…

As primeiras formas de expressão

Desde que o homem é homem, ou seja, há mais ou menos 1 milhão de anos, ele vem deixando marcas de sua passagem pelo mundo. No início, na época das cavernas, os homens primitivos já registravam, ao seu modo, o cotidiano. Eram as chamadas pinturas rupestres, que já indicavam que, desde o princípio, o ser humano tinha noção de proporções e senso artístico. No entanto, só foi possível registrar a história do homem, de fato, após o surgimento da escrita. Ou seja, a partir de 5 mil anos atrás.

O surgimento da escrita e os primeiros livros

Com o surgimento da escrita, o ser humano passou a conseguir registrar sua história por meio de documentos e dos primeiros livros. No entanto, nessa época, os livros ainda eram muito diferentes do que estamos habituados a ver hoje, pois dependiam dos materiais que cada sociedade tinha à sua disposição. Na região do Oriente, foram encontrados os primeiros livros, feitos pelo povo sumério, a partir do barro, na forma de pequenas lajotas.

Enquanto isso, os egípcios, povo vizinho aos sumérios, escreviam seus livros sobre papiro, formando rolos de até 20 metros de comprimento! A maior biblioteca da Antiguidade foi a de Alexandria, com 700 mil livros em rolos de papiro.

Por sua vez, os indianos aproveitaram a abundância de palmeiras no país, para produzir seus livros nas folhas dessa planta. Para isso, eles cozinhavam as folhas em leite, secavam e escreviam nelas com instrumentos pontiagudos. Depois disso, passavam fuligem sobre as folhas para que a escrita ficasse mais nítida. As folhas eram costuradas umas às outras e pedaços de madeira eram pregados para servir de capa. Essa forma de livros ainda é comum em alguns países asiáticos.

Aqui na América, antes da chegada de Colombo em 1492, astecas e maias já faziam livros a partir da entrecasca das árvores, material macio encontrado entre a casca e a madeira. Os livros tinham formato de sanfona e, por isso, eram chamados sanfonados.

Os livros como conhecemos hoje

Os livros como estamos habituados a ver hoje nas estantes, com páginas costuradas, começaram a aparecer em Roma, há mais ou menos 2 mil anos atrás. Mas, diferentemente de hoje em dia, eles eram feitos de madeira encerada, sendo muito pesados e não ultrapassando 10 páginas. Neles, os romanos faziam seus rascunhos, já que o material permitia a correção e o reaproveitamento. Quando o texto era concluído, passavam a limpo sobre papiros.

Com a invenção do pergaminho, houve um grande progresso na fabricação dos livros. Embora fosse um material bem caro, ele permitia que se escrevesse dos dois lados, além de ser possível dobrar e costurar suas folhas, fazendo com que os livros ocupassem menos espaço. Outra importante invenção foi a caneta, permitindo a produção de cada vez mais livros.

Foi em 1440, quando Gutenberg inventou a prensa de tipos móveis, já existiam outros tipos de impressão, porém mais complexos. Mas foi essa invenção, junto com a difusão do papel, que possibilitou a popularização dos livros, democratização da educação e desenvolvimento da imprensa!

O poder dos livros!

Desde então, os livros têm sido instrumento fundamental no desenvolvimento intelectual e espiritual de pessoas por todo o mundo! É através das páginas dos livros que podemos conhecer diferentes histórias, realidades, pessoas e culturas sem precisar sair do lugar! E não precisamos nem falar o quanto a Leiturinha acredita e investe no poder da leitura, não é? Somos completamente apaixonados por tudo que envolve este universo e só temos o que comemorar e agradecer à todas as pessoas que tornaram o livro algo tão popular e próximo da vida de pequenos e adultos por toda a parte do planeta! Viva os livros! <3

* Informações baseadas no livro da autora Ruth Rocha: A História do Livro. Este título integra a Coleção O Homem e a Comunicação, que já indicamos aqui no Blog e que está disponível na Leiturinha Digital!

Leia também: 

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais