A importância do faz de conta

nov 3, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Dicas, Leiturinha

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O estímulo que as crianças, especialmente em idade pré-escolar, vivam o faz de conta é essencial para seu desenvolvimento. É comum que as crianças usem esses jogos simbólicos para interpretar e ressignificar o mundo e sua realidade, é através das brincadeiras que elas podem expressar o que sentem e reproduzir coisas de sua realidade, como sua vivência familiar. Por exemplo, brincando de escolinha e fingindo ser o professor seu filho pode reproduzir o que passa em sala de aula, contando o que é mais marcante nessa experiência.

Ou, como em uma brincadeira de faz de conta, em que a criança assume o papel de uma heroína ou herói e pode expor dilemas e conflitos pelos quais passa com seus amigos ou família. E com essas brincadeiras e jogos de imaginação ela consegue digerir e acomodar dentro de si as situações pelas quais passa, além de sentimentos e emoções que vivencia.

Jogos de faz-de-conta

Agora que você já sabe da importância das brincadeiras de imaginação para o desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, que tal uma brincadeira para fazer junto com seu filho? Veja como criar um teatrinho em que você e a criança podem usar a imaginação e criatividade para falar sobre assuntos que estão afligindo a criança:

  • Imprima os personagens da Hello Kitty disponíveis abaixo e cole cada um em um palito de sorvete ou em um lápis;
  • Recorte uma caixa de papelão como se fosse um teatrinho ou no formato de uma TV;
  • Use os personagens para contar uma história baseada em um dos episódios da Hello Kitty, acesse o app da PlayKids para assistir aos episódios;
  • Agora é a vez de seu filho! Peça para ele contar uma história usando os personagens;
  • Para estimular a resolução de problemas por meio da historinha você também pode propor temas específicos, como um dia na escola, relação com irmãos ou amigos, emoções e medos.

Imprima os personagens abaixo e recorte

Hello Kitty

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais