A importância do vínculo para a criança

nov 26, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Quando falamos sobre desenvolvimento infantil, é comum pensar em estimular a criança com atividades educativas e desafiadoras. Mas o que é tão ou até mais importante do que esses estímulos? Afeto e vínculo. Em outras palavras, o carinho da família e cuidadores é essencial para o bom desenvolvimento da criança.

O que é afeto – além de beijar, abraçar, pegar no colo?

Afeto é dar atenção, de verdade. Quando você deixa o celular ou tablet de lado para brincar com a criança, por exemplo. Conversar com o bebê mesmo que ele ainda não te entenda, estar junto, focar nele. Isso é afeto! Imagine a cena: mãe e filho passeiam de mãos dadas. Ambos conversam, brincam, falam sobre as coisas ao redor, ela o protege do vento forte. Com essas pequenas interações do dia a dia, a criança tem sensação de que está recebendo atenção e carinho de seus pais.

Como construir e fortalecer o vínculo?

Ele é construído ainda no útero e, depois, por meio dos cuidados diários. Tudo que favorece a interação, como banho, trocas de roupa e alimentação, e é feito com amor, fortalece essa ligação. Acredite: dar estímulos que impactem nas competências cognitivas e intelectuais da criança não funciona tão bem se ela não se sentir amada e respeitada. Isso acontece porque o cérebro está em formação de maneira acelerada e nessa fase acontecem as conexões mais importantes – e que marcam a vida pra sempre! Se nesse período, a criança vivencia afeto e vínculo de qualidade, ela se desenvolve de forma muito mais saudável e feliz, pois é como se afeto “colasse” o aprendizado no cérebro da criança!

4 dicas para exercitar o afeto e o vínculo:

1. Conversar com o bebê durante um passeio – mesmo que ele ainda não fale.
2. Cantar juntos. Os desenhos musicais do App PlayKids, por exemplo, permitem que crianças e o adultos cantem e dancem juntos enquanto aprendem.
3. Contar histórias é outra estratégia importante que fortalece a relação com a criança. A Leiturinha tem coleções de livros variadas que estimulam esse momento!
4. Olhar no olho da criança, tanto na hora de brincar quanto nos cuidados de rotina também contribui para seu bom desenvolvimento.

Leia também:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais