Nós já falamos aqui no Blog da Leiturinha sobre como a literatura infantil pode ser uma ótima ferramenta na educação dos pequenos e pequenas, apresentando, de forma lúdica e leve, assuntos e temas complexos. A partir do momento que a leitura deixa de ser uma atividade mecânica para se tornar uma oportunidade de reflexão, análise e diálogo sobre a história contada, ela pode ser uma importante aliada em diferentes situações. Quando os pequenos se identificam – por algum motivo – com o personagem da narrativa eles exercitam o autoconhecimento e, assim, conseguem verbalizar e expressar melhor seus sentimentos e conflitos.

Leia também: 5 motivos para ler para seu filho

Além disso, ler aumenta o repertório cultural, o que torna os pequenos ainda mais espertos e curiosos. Ao vivenciar, por meio das histórias, mundos e contextos tão diferentes dos seus, as crianças conseguem compreender e assimilar melhor a diversidade que existe entre pessoas, culturas e sociedades. Por este motivo, entre muitas outras situações, os livros infantis são ótimos instrumentos para apresentar aos pequenos as diferenças existentes no mundo. Pensando nisso, nossa Equipe de Curadoria elencou alguns títulos que falam sobre a diversidade e o combate ao preconceito e que vão facilitar este diálogo com o seu pequeno. Confira:

Leia também: Como a literatura infantil pode colaborar no combate ao racismo

2

O espelho das diferenças

Editora: Edelbra
Autores: Fábio Gai Pereira
Ilustrações: Martina Schreiner

Vocês irão conhecer a história de João, um garotinho muito perguntador que nunca tinha dúvida de nada, sempre procurando respostas para as dúvidas que surgiam em seu dia a dia. Seus questionamentos eram muito interessantes e faziam ele refletir sobre coisas que não tinha ideia que existiam ou poderiam acontecer. Com a história de João, seu pequeno irá perceber que sempre há um jeito de resolver seus problemas, mas que é preciso calma e reflexão. O livro Espelho das diferenças irá mostrar que devemos questionar nossas dúvidas e refletir, buscando uma solução para os problemas.

 

1

Drufs

Editora: Moderna
Autores: Eva Furnari
Ilustrações: Eva Furnari

Nesta história, personagens singulares fazem parte de famílias de todos os tipos, em um agradável olhar sobre a diversidade das pessoas e das formações familiares. Os fictícios personagens Drufs – que se parecem com humanos só que menores – contam como são suas famílias em uma tarefa da escola. Ao ler este livro, vai ser fácil se divertir, se identificar e se emocionar.

Leia também: Os animais nas histórias infantis: Descubra a importância da fantasia para seu filho

o cabelo de cora leiturinha

O cabelo de Cora

Editora: Pallas
Autores: Ana Zarco Câmara
Ilustrações: Taline Schubach

Cora é uma menina muito inteligente, ótima amiga e tem o cabelo enrolado. Na escola, sugerem que ande com os fios presos para não ficarem desarrumados. Mas com a ajuda de sua tia, ela encontra beleza na individualidade da sua história e do seu cabelo. Um texto poético que apresenta docemente uma maneira de lidar com características diferentes.

 

3Selvagem

Editora: Pequena Zahar
Autores: Emily Hughes
Ilustrações: Emily Hughes

Repare bem nos olhos enormes desta garotinha: será que eles já viram algo além dos limites da floresta? Será que eles são capazes de enxergar beleza naquilo que os homens enxergam? No seu livro de estreia, a autora e ilustradora narra a história de (in)adequação de uma garotinha que vivia na floresta e entendia tudo sobre a natureza. Até que certo dia, surgem alguns animais bem esquisitos que achavam que tudo que ela fazia estava errado. A incrível beleza estética deste livro é tão relevante quanto o tema abordado.

 

Iguais-Leiturinha-capa-1

Iguais

Autor: Ivo Minkovicius

A vida na terra é maravilhosa, principalmente porque ela é tão diversa e tão cheia de diferenças que cada segundo é uma surpresa. No mundo humano também é assim: até mesmo o que parece exatamente igual, olhando bem, tem sua individualidade.


Leia mais:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.