Os primeiros anos dos pequenos

A etapa mais importante do desenvolvimento se inicia na Primeira Infância. Nesta fase, a aquisição da aprendizagem se integra inicialmente pela ludicidade, através das brincadeiras, musicalidade, artes e tantos outras atividades que interessam à criança.

A hora de ir para a escola!

Com o passar do tempo, os pais percebem a necessidade do seu pequeno ir para a escola, conhecer novos amigos, aprender coisas novas e embarcar em uma nova rotina. Este é um momento delicado que exige muita atenção e paciência dos responsáveis, para que a nova rotina seja sentida e adaptada tranquilamente na vida das crianças. Esta adaptação não se dá apenas para eles, mas também para os pais, que, de certa forma, entendem que é um processo de crescimento do seu pequeno. Por isso, é importante que se tenha um entendimento e o acompanhamento sobre todo o período escolar.

A alfabetização infantil

Nos dias atuais fala-se muito de uma escolarização precoce, na qual a criança passa pelo processo de alfabetização e, antes mesmo dos 6 anos, sai da Educação Infantil alfabetizada. No entanto, quando isso acontece, os pequenos acabam passando o maior tempo do dia dentro da sala de aula, o que faz com que tenham menos tempo para realizar atividades ao ar livre, que tanto auxiliam no seu desenvolvimento físico, no amadurecimento do cérebro, na socialização afetiva e também em seu processo de aprendizagem.

Qual o momento ideal para iniciar o processo de alfabetização?

No que se refere ao período ideal para a alfabetização infantil, há especialistas que defendem que na primeira infância, a criança precisa ser criança, o que significa preencher seu tempo com brincadeiras e atividades ao ar livre.  Por outro lado, alguns profissionais acreditam que a antecipação do processo de alfabetização beneficia o avanço cognitivo dos pequenos. É preciso que exista um equilíbrio entre a etapa inicial da alfabetização e o estímulo motor, considerando que os pré-escolares estão em idade propícia para o desenvolvimento de uma série de habilidades pessoais e interpessoais que são vitais para fomentar a criatividade.

Acredita-se que o exercício que mais se adapta ao processo de aprendizagem na Educação Infantil, consiste em apresentar uma didática que estimula a curiosidade dos pequenos através de atividades lúdicas e sensoriais. Além disso, é recomendável que nesta didática contenham materiais que apresentem informalmente o ínicio da escrita – letras e palavras, levando em consideração a não obrigação do aprendizado formal nesta etapa.  

3 dicas para preparar seu pequeno para a alfabetização

Refletindo sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida, acreditamos que o ideal é que o processo de alfabetização não aconteça de maneira precoce. Mas isso não significa que não seja possível apresentar as letras e palavras aos pequenos antes disso. Pelo contrário! Existem diferentes formas de estimular e preparar a criança para o momento da alfabetização. Confira algumas dicas que preparamos para ajudar você a iniciar este processo em casa com seu filho. Lembrando que é importante que este seja um momento prazeroso, leve e sem obrigatoriedade alguma!

1. Ler histórias: A leitura é imprescindível neste processo, pois é ela que oferece à criança um universo mágico e ilimitado de palavras, unindo diferentes significados que fazem sentido no universo infantil.

2.  Ouvir e Cantar: O universo infantil é repleto de cantigas que já fazem parte do repertório da criança ainda na barriga da mãe. Inseri-las na rotina do seu pequeno é muito bom para auxiliar o desenvolvimento da musicalidade. Cante-as para ele, assim as palavras já vão sendo assimiladas, facilitando o processo de alfabetização infantil.

3. Apresente diversos materiais: Neste processo é interessante que você apresente diferentes tipos de leituras, tais como, revistas, jornais, panfletos, receitas, etc. Não se esqueça de fazer a leitura destes materiais de maneira pausada para que o pequeno leitor consiga assimilar todo o conteúdo apresentado a ele.

Dica Leiturinha:

Pensando na importância de estimular os pequenos desde cedo, a Equipe de Curadoria da Leiturinha selecionou um livro que, além de ser um ótimo recurso para auxiliar no processo de alfabetização, também estimula a imaginação e a criatividade! Apresentando um gênero narrativo diferenciado, como o humor, as rimas e a releitura de imagens e palavras por meio do poema concreto.

AEIOU

A E I O U

Editora: RHJ
Autoras: Angela Lago e Zoé Rios

Este é um livro conceitual. Um poema diferente, que conta com ilustrações bem humoradas e coloridas, fazendo da palavra – arte. Este livro pode ser lido, pausadamente, junto com o pequeno. Angela Lago e Zoé Rios brincam com as imagens e com a estrutura das palavras, por isso, é possível encontrar palavras dentro de palavras! Assim, o livro interage com o pequeno leitor de uma forma divertida!

Leia mais: 

Profile photo of Fernanda Veiga

É a pedagoga responsável pela escolha do primeiro livro da Leiturinha. Hoje, 3 anos depois, continua pesquisando, analisando e buscando sempre as melhores obras para compor o repertório dos nossos leitores.