Um livro infantil que celebra a importância e os benefícios da dança

maio 25, 2018 | 7 - 10 anos, Palavra da Curadoria

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Dança: uma arte milenar!

Quem dança, os males espanta! A dança é capaz de promover mudanças físicas e psíquicas, fortalecendo o corpo, liberando endorfina – o hormônio do prazer! – e alegrando a vida! Dançar significa movimentar o corpo de forma ritmada. Seja ao som de música ou diante do silêncio, o que importa é o movimento.

A dança é uma arte milenar e universal que ultrapassa culturas e gerações, sendo utilizada para os mais diversos fins: em rituais (sagrados ou não), como expressão artística, para diversão e entretenimento, como exercício físico, meditação, entre outras finalidades. Em alguns casos, a dança é usada para fins terapêuticos, como na arteterapia, ou como forma de fortalecimento de vínculos comunitários, como as cirandas e danças circulares.

Dançando no Espelho: um livro infantil sobre a importância e os benefícios da dança

Dançando no Espelho

Dançando, nos conectamos com nosso corpo e, assim, nosso corpo se conecta com nossos sentimentos. Dançar também é brincar em seu sentido pleno: é um ato de liberdade. É isso que nos mostram Edna Ande e Sueli Lemos, as autoras de Dançando no Espelho, da Editora Edebê.

O livro, selecionado pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, fala sobre a dança e sobre suas várias manifestações culturais pelo mundo. As autoras? Duas arte-educadoras apaixonadas pela dança e pelo universo infantil. As ilustrações de Suppa, também escritora e artista plástica, dão vida e cores alegres a esta aventura dançante. O resultado não poderia ser outro: um livro encantador, sobre dois irmãos que redescobrem a dança em suas mais diversas modalidades, por meio de uma viagem maluca através de um espelho mágico!

Por que a Equipe de Curadoria da Leiturinha indica este livro?

O livro foi escolhido por se tratar de uma obra capaz de captar a essência desta arte, sua universalidade e seus mais diversos usos pelos quatro cantos do mundo. Assim, ao pensar em dança, os pequenos não mais pensarão somente em exercício físico ou diversão, mas em toda a sua representação dos primórdios de nossa cultura, tal como as demais artes, como o teatro e a música, que, aliás, estão intimamente ligados à dança.

Confira 6 benefícios da dança para os pequenos:

Que tal se inspirar e entrar no ritmo para dançar um pouquinho? Assim como na história, dançar na frente do espelho é pura diversão e pode ser uma ótima brincadeira! Para dar mais um pequeno incentivo, segue uma lista com 6 benefícios – e olhe que esta lista é só um pedacinho de algo que poderia ser muito maior, pois os benefícios da dança (de qualquer modalidade) são inúmeros!

1. A musculatura é fortalecida, contribuindo para a consciência corporal e a coordenação motora como um todo.

2. Para os pequenos, as aulas de dança pode contribuir efetivamente com a melhora na disciplina, já que os passos coreografados exigem atenção, concentração e muita dedicação, além de todo cuidado com as regras do local, como horários a serem seguidos e orientações do professor, por exemplo.

3. Como as aulas e/ou coreografias normalmente são feitas em grupo, habilidades sociais também são estimuladas, trabalhadas e colocadas em prática.

4. Criatividade e imaginação são trabalhadas por meio das músicas e coreografias.

5. A autoconfiança é estimulada, gerando uma auto-imagem mais positiva.

6. Além disso tudo, temos ainda todos os outros benefícios relacionados à prática de exercícios físicos, como a melhora da disposição, do humor e do condicionamento físico.

Não faltam motivos para a prática desta atividade milenar! O melhor é que não é preciso técnica, a dança aceita todo tipo de improviso, basta querer se mexer! Portanto, escolha seu som favorito, chame os pequenos e… #partiudançar!

Leia mais: 

Sarah Helena

Mãe de Cecília e de Olívia, psicóloga, escritora, especialista em filosofia e mestre em educação profissional e tecnológica. Sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, integra o time de Curadoria e colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.

    Acompanhe nossas redes sociais