Você sabia que brincar pode ser terapêutico para as crianças?

set 6, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Educação, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Brincar é reinventar a vida!

A cada minuto os pequenos criam novos personagens, cenários e situações imaginárias em suas brincadeiras. E, às vezes, no meio do faz de conta é possível escutá-los repetindo frases ou situações pelas quais vocês passaram juntos ou que fazem parte da rotina da família. Ou, ainda, percebemos que um dos bonecos da criança tem o nome de um amiguinho da escola e ali ela monta uma situação de conflito com outro boneco e tenta resolvê-la. Pois é, além de divertidas e deliciosas, as brincadeiras são um recurso para as crianças entenderem o mundo que as cerca e o que está acontecendo ao seu redor, permitindo que elas elaborem conflitos, frustrações e traumas.

Leia também: Brincar de comidinha: para além de uma brincadeira, um ato de amor e cuidado

Segundo o pediatra e psicanalista Donald Winnicott, a brincadeira permite que crianças e até adultos descubram seu verdadeiro eu: “é no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”. Por isso a brincadeira funciona não só como forma de resolução de conflitos, mas também ajuda a criança a construir sua identidade, fazendo com que ela perceba que pode ser ela mesma e não a mãe ou o pai. Segundo a psicanalista infantil e adolescente Monica Pessanha, “quanto mais a criança brinca, mais feliz ela se sente, e brincar com os pais faz com que ela se sinta mais feliz ainda.”.

Os benefícios das brincadeiras em grupo

Assim como as brincadeiras individuais são potencializadoras do desenvolvimento infantil, as brincadeiras em grupos também têm um importante papel, ajudando os pequenos a enfrentarem os desafios das relações sociais, que serão fundamentais para a vida adulta. Já os jogos ensinam a importância das regras e de segui-las, além de estimular a aprendizagem de coisas como cooperação, liderança e competição justa.

25 coisas que os pequenos aprendem brincando

Como falamos ali em cima, brincar é muito mais do que um momento divertido e de descontração. É onde a criança se desenvolve, aprende, se arrisca, explora e descobre o mundo a sua volta e a si mesmo também. Ou seja, brincar é fundamental para a vida e para o desenvolvimento dos pequenos. Mas, afinal, o que os pequenos aprendem enquanto brincam? Descubra 25 coisas que os pequenos aprendem brincando!

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais