Vá de bike! 10 benefícios que andar de bicicleta traz aos pequenos

set 17, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Vá de bike!

Sentir a brisa no rosto, movimentar o corpo, ver a cidade de um outro ângulo, se apropriar das ruas… Mais do que um exercício físico ou um meio de se locomover, andar de bicicleta representa um estilo de vida – mais saudável, mais prazeroso e mais sustentável. Assim, nos últimos tempos, felizmente (!!), as magrelas vêm ganhando popularidade e conquistando espaço e o coração de muita gente que cansou do trânsito ou da vida sedentária e adotou a bicicleta como principal meio de transporte. Ao mesmo tempo, inspiradas pelo exemplo europeu, de países como a Holanda e a Dinamarca, algumas cidades brasileiras já têm investido em um plano de mobilidade urbana que contemplem ciclovias e ciclofaixas.

Os benefícios de andar de bicicleta para os pequenos

Os melhores livros infantis

Ganhar a primeira bicicleta é o sonho de muitas crianças. Pois, essa é, muitas vezes, uma das primeiras sensações de liberdade e independência experimentada pelos pequenos. Além disso, especialmente durante a infância, a bicicleta está intimamente relacionada a momentos de afeto. Afinal, quem não se lembra de quando – com a ajuda do pai, da mãe, do avô, do tio ou da dinda – aprendeu a andar de bicicleta? E, da mesma forma, quando tirou as rodinhas? Ou daquele domingo no parque pedalando com a família? Ou, ainda, aquelas voltas inesquecíveis com os amigos ou os irmãos, em cima de uma bicicleta? Embora muito mais do que diversão, andar de bicicleta traz diversos benefícios para a vida dos pequenos (e dos adultos também!), confira 10 benefícios de andar de bicicleta:

1. Colabora com o desenvolvimento da massa óssea, das articulações e dos músculos.

2. Estimula o equilíbrio, a coordenação motora, o raciocínio e o desenvolvimento intelectual.

3. Melhora a postura.

4. Queima calorias e aumenta a resistência física.

5. Estimula a consciência ecológica.

6. Colabora com o ganho de noção de espaço.

7. Estimula a atenção e a disciplina.

8. Reforça valores sociais, como companheirismo, respeito, tolerância e o sentimento de pertencimento ao lugar.

9. Reduz a ansiedade e o estresse.

10. Colabora com a autoestima e a autoconfiança.

Gentileza urbana: 5 cidades para andar de bicicleta com os pequenos

Bom, então não restam motivos para não levar o seu pequeno para um delicioso passeio de bicicleta, não é? Nós listamos as melhores cidades para andar de bicicleta com as crianças. Confira em: Gentileza urbana: 5 cidades para andar de bicicleta com os pequenos.

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais