Cantinho do pensamento: Será que funciona?

abr 16, 2018 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, Educação, Família

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O cantinho do pensamento gera muitas dúvidas a respeito da sua eficácia. Será que, realmente, funciona? Na maioria dos casos, a experiência dessa prática é, principalmente, o isolamento da criança. Mesmo quando apresentada de forma paciente e amorosa, essa atitude ensina que, quando os filhos cometerem um erro, ou quando tiverem dificuldades, serão privados do convívio com outras pessoas, ou seja, entendem que neste momento de sofrimento emocional, precisam sofrer sozinhos.

No vídeo a seguir, produzido pela Phitters, a trainer em Disciplina Positiva, Bete Rodrigues, explica o que é o tempo positivo e a importância de ‘enxergar’ esse momento sob um olhar empático.

As crianças têm uma profunda necessidade de conexão. Pesquisas demonstram que, em momentos de angústia, precisamos estar perto e ser apaziguados pelas pessoas que cuidam de nós.

Quando as crianças estão sobrecarregadas emocionalmente, às vezes se comportam mal. A expressão de uma necessidade ou de um grande sentimento, pode resultar em um comportamento agressivo, desrespeitoso ou não cooperativo. O que é, simplesmente, a prova de que as crianças ainda não desenvolveram certas habilidades de autorregulação. O mau comportamento é, muitas vezes, um grito de ajuda para se acalmar e uma tentativa de conexão.

Quando a resposta dos pais é isolar, uma necessidade psicológica instintiva da criança não é atendida. De fato, a imagem cerebral mostra que a experiência da dor causada pela rejeição, parece muito semelhante à dor física, em termos de atividade cerebral.

Além disso, o isolamento, geralmente, é ineficaz na realização dos objetivos da disciplina, ou seja, mudar o comportamento e desenvolver habilidades. Os pais podem pensar que o “cantinho do pensamento” ajuda as crianças a se acalmarem e refletirem a respeito do seu comportamento. Mas, quando as crianças se concentram no sentimento de injustiça e, até mesmo, de raiva, que estão sentindo, elas perdem a oportunidade de desenvolver habilidades de compreensão, empatia e resolução de problemas.

Alternativas ao cantinho do pensamento

Algum tempo para se acalmar é extremamente valioso para as crianças, ensinando-lhes a fazer uma pausa e a refletir sobre seu comportamento. Mas para isso acontecer de forma mais eficiente, os pais podem propor sugestões mais positivas de ´ter esse tempo para se acalmar´, ensinando os filhos a buscarem algo agradável para fazer neste momento, encontrar um lugar na casa em que se sintam bem.

E isso vale também para os pais, que muitas vezes precisam desse mesmo tempo para se acalmarem. Como você se acalmaria mais rapidamente, fazendo uma massagem relaxante ou preso num canto virado para a parede? Em qual situação, sua mente trabalharia de forma mais positiva? Seu filho tem as mesmas necessidades!

Confira: 

Phitters

Portal de conteúdo parental, fundado por uma mãe amorosa e cheia de dúvidas, que encontrou apoio e orientação nos mais de 40 especialistas, que dividem seu conhecimento científico, com simplicidade e praticidade. Publica como convidada e seus textos não refletem, necessariamente, a opinião do Blog Leiturinha.

Acompanhe nossas redes sociais