Reflexão é o principal objetivo da narração. Confira mais sobre o gênero literário.

É comum encontrar fábulas em listas de materiais infantis escolares. Esse tipo de narrativa desperta os mais variados sentidos da criança; e tem como prioridade a reflexão através da moral ao final da história. Elas são carregadas de provérbios – frases disseminadas de boca em boca, que transmitem algum tipo de ensinamento, como o famoso “Trabalhar como formiga, divertir como cigarra”, da fábula “A cigarra e a formiga”.

As fábulas são importantes elementos da história infantil . É importante que os adultos entendam sobre elas e saibam explorá-las em favor do desenvolvimento das crianças. Pensando nisso, o Blog da Leiturinha vai esclarecer as características desse gênero literário.

A linguagem

Em geral, o texto é curto, escrito em verso ou em prosa e utiliza uma narrativa figurada, na qual a maioria dos personagens são animais com características humanas. As fábulas são versáteis e, assim como a brincadeira telefone-sem-fio, ganham variações conforme contadas de boca em boca e são compreendidas de diferentes formas.

Os personagens

As fábulas basicamente criticam costumes e pensamentos. E para abordar estas críticas, utiliza-se de metáforas e comparações que trazem o problema de maneira mais leve. Assim, para que as críticas não fiquem tão evidentes, existem os Personagens Tipo.

Personagens tipo são arquétipos que se refletem em um grupo de pessoas ou características. Geralmente são animais com costumes, personalidades, emoções e até mesmo falas de humanos. A partir desses sentimentos e hábitos são desvendados defeitos e qualidades para que os pequenos se questionem e reflitam sobre as questões então expostas, sendo elas mais profundas ou não. Na fábula “A cigarra e a formiga” isso fica claro: a cigarra representa os irresponsáveis e a formiga os esforçados e trabalhadores.

Fábulas famosas e Autores

Existem inúmeras fábulas no universo da literatura. Algumas das mais famosas são: O leão e o camundongo, A cigarra e a formiga, A lebre e a tartaruga e A raposa e a cegonha. Já entre os autores, os mais conhecidos são: Esopo, Sá de Miranda e Monteiro Lobato.

Agora que você já conhece algumas fábulas, suas características e seus autores, que tal ler uma fábula para seu filho? A Leiturinha tem ótimas opções de histórias infantis ilustradas no clube de leitura preparado especialmente para os pequenos. Conheça!