Dar ou não a chupeta para o bebê?

Uma grande dúvida que atormenta a maioria das mamães e dos papais é sobre dar ou não a chupeta para o seu bebê. Será que, realmente, a chupeta faz mal e é responsável pela má formação dos dentinhos e prejudica o desenvolvimento do bebê?

Para que isso realmente aconteça e o uso da chupeta ou mamadeira chegue a prejudicar o desenvolvimento do bebê é preciso considerar três fatores: frequência, intensidade e duração. Se o bebê usa a chupeta somente para se acalmar ou para dormir e não cria uma dependência, as chances de terem alterações é muito baixa.

O problema é quando o bebê fica o tempo todo com a chupeta dentro da boca, come com a chupeta, brinca com a chupeta e fala com a chupeta. Nesses casos sim, encontramos frequência, intensidade e duração altas, que podem prejudicar o desenvolvimento da arcada dentária, além da postura da língua que fica o tempo todo baixa por causa da chupeta, causando uma alteração muscular e óssea.

O dedo, por exemplo, traz muito mais malefícios que a chupeta para o desenvolvimento do bebê, porque não é possível retirar da criança. Ficar com o dedinho na boca faz uma pressão e vai empurrando o palato, o céu da boca para cima e pode alterar o desenvolvimento ósseo do bebê.

Se a criança começar a colocar o dedo na boca é importantíssimo tentar eliminar e trocar pela chupeta, por exemplo. Esse movimento indica que o bebê está sentindo a necessidade de sugar para se acalmar.

Algumas pesquisas e estudos recentes indicam que usar a chupeta com moderação pode até mesmo favorecer a respiração nasal do bebê e diminui o risco de morte súbita. Mas é necessário sempre lembrar-se de utilizá-la adequadamente.

Quando evitar?

No momento em que a criança começa a se alimentar, mastigar e falar, a chupeta deve estar longe, para que ela possa se concentrar em desenvolver outras funções importantes. A única função que a chupeta tem é acalmar, por isso assim que o bebê estiver mais tranquilo o ideal é retirá-la.

7 dicas para ajudar seu pequeno a deixar a chupeta

A fase de abandono da chupeta pode ser muito complicada, tanto para as crianças, quanto para a família. Para ajudar mamães e papais neste momento, reunimos aqui algumas dicas de como auxiliar os pequenos a deixar a chupeta. Confira 7 dicas para ajudar seu pequeno a deixar a chupeta!

Profile photo of Flávia Puccini

Fonoaudióloga, mestre em processos e distúrbios da comunicação e especialista em motricidade orofacial. É consultora de amamentação e laserterapeuta. Carinhosamente, contribui com seu conhecimento no Blog, à convite da Leiturinha.