Gentileza urbana: 5 cidades para andar de bicicleta com os pequenos

set 18, 2019 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Seja na cadeirinha ou cada um na sua bicicleta, pedalar com os pequenos é uma delícia! Além de estimular uma vida em família mais saudável, andar de bicicleta junto com as crianças rende momentos que serão para sempre lembrados com muito amor e carinho (além de trazer muitos benefícios aos pequenos). O Brasil conta com pouco mais de 600 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas por todo seu território. Por isso, nós listamos aqui 5 das melhores cidades para andar de bicicleta com as crianças. Confira:

1. São Paulo (SP)

Embora tenha trânsito intenso, São Paulo vem investindo em iniciativas que promovam uma cidade mais gentil com as bikes. Por exemplo a Ciclofaixa de Lazer, a Ciclovia do Rio Pinheiros e a Paulista ficam abertas aos domingos.  Além disso, trens e metrôs também estão se adaptando para integrar cada vez mais a bicicleta ao transporte público, com bicicletários instalados em algumas estações e horários que permitem ao passageiro embarcar com a bicicleta.

2 . Rio de Janeiro (RJ)

Existe coisa melhor do que pedalar à beira mar? De acordo com a prefeitura, o Rio conta com cerca de 140 quilômetros de ciclovias em diversas regiões, e, com o programa Rio Capital Bicicleta, a cidade planeja dobrar sua malha cicloviária nos próximos anos! Além disso, a cidade já conta com um sistema de aluguel de bicicletas super legal, com 190 bicicletas de aluguel espalhadas por 19 estações.

3. Santos (SP)

Plana e com clima agradável, Santos é uma das cidades com mais estrutura para bicicletas, com cerca de 20 quilômetros de ciclovia, interligando diversas regiões da cidade e indo da divisa com São Vicente na orla até a área portuária!

4. Sorocaba (SP)

Localizada no interior de São Paulo, Sorocaba conta com 60 quilômetros de vias para bicicletas, uma das maiores redes do país! E, também, todas as ciclovias possuem padrão com pintura vermelha, sinalização, calçadas para caminhadas, sistema de iluminação e arborização.

5. Aracaju (SE)

Aracaju é um ótimo exemplo de gentileza urbana, com um sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão e três bicicletários mantidos pela prefeitura. De acordo com a sua a prefeitura, que já investiu mais de R$ 11 milhões na ampliação e estruturação de vias para ciclistas, o objetivo é transformar a cidade na “capital da bicicleta”.

E a sua cidade? É gentil com as bicicletas? Conte para a gente onde você costuma pedalar com seu pequeno!

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais