Como ajudar a criança com o retorno da rotina escolar

fev 15, 2024 | 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O retorno da rotina escolar e o final das férias faz com que muitos pais e responsáveis acabem recorrendo a diferentes estratégias para acostumar novamente as crianças ao cotidiano. Afinal, após um tempo acordando e indo dormir mais tarde, pode não ser tão simples fazer com que o pequeno acorde com disposição para o primeiro dia de aula. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

Marque no calendário

O ideal é sempre preparar a criança para o retorno da rotina escolar ao menos uma semana antes. Embora se adaptem com facilidade, as crianças menores podem não entender a quebra da rotina de férias. Por isso, vá preparando ela para a mudança. Mesmo que ainda não tenha noção de dias tão clara, você pode marcar num calendário o dia de volta às aulas, para ela ir vendo o passar dos dias.

O retorno da rotina escolar e a Mudança no sono

Talvez a alteração da rotina do sono seja uma das coisas mais complicadas para os pequenos e pequenas. Para ajudar, retome aos poucos estimulando que a criança acorde e vá dormir em horários mais próximos aos que ela teria se estivesse em período de aulas.

Reforço positivo para um retorno da rotina escolar ainda melhor!

Nunca trate o fim das férias e início do ano letivo como algo negativo. As conversas devem ter um tom positivo. Mostrando que, embora as férias estejam acabando, em breve ela poderá reencontrar com os amigos, professores e voltar a estudar. Se você mostrar o fim das férias como um castigo ou falar disso com pesar, a criança irá associar a escola como algo negativo.

Vocês podem conversar sobre coisas que foram legais no ano que passou. Como as coisas que ela aprendeu e que mais a marcaram, amigos que ela fez ou apresentações que foram legais naquele ano.

Começando com o pé direito

Vocês também podem preparar o uniforme, se tiver, e os materiais escolares que a criança vai usar naquele ano. Crianças mais velhas podem gostar de organizar suas coisas, como lápis e canetas. Ou encapando os cadernos e apostilas. Para deixar tudo pronto para começar o novo ano escolar com o pé direito!

Leia mais:

Ariane Donegati

Jornalista e entusiasta do desenvolvimento infantil, acredita que brincar é sinônimo de aprendizado e felicidade para as crianças.

    Acompanhe nossas redes sociais