A criança aprende a gostar de ler ainda pequena, muito antes de ser alfabetizada. Mas, para isso, é fundamental que vocês, papais e mamães, incentivem o seu pequeno e o ajudem a ganhar intimidade e gosto pelo fantástico universo dos livros.

Os bebês começam a se interessar pelos livros aprendendo a virar a página, olhando as figuras, apontando-as e aprendendo a dar nomes.  Nós já falamos sobre os benefícios da leitura para os pequenos, hoje separamos algumas dicas ótimas para você embarcar nessa deliciosa viagem com o seu filho ainda no comecinho da sua vida, até os dois aninhos:

1. Puxe papo com o seu pequeno e responda os barulhinhos dele

Sim, isso mesmo! Apesar dele ainda não entender exatamente o que você diz, ele conhece a sua voz. Ao contar coisas para ele, você estimula o pequeno a relacionar sons com o mundo e a prestar cada vez mais atenção na suas palavras. Quando você responde os barulhinhos que ele faz, ele vai aprender que os sons e, futuramente, as palavras, são uma forma de se relacionar com o mundo.

2. Apresente as coisas a ele com nomes

Apresente tudo o que puder ao seu bebê! Aponte as partes do corpinho dele e diga o nome de cada uma. Apesar dele ainda não entender exatamente do que se trata, com esses estímulos você estará estabelecendo os fundamentos para a linguagem e a literatura.

3. Mostre a ele livros com figuras

Aos 6 meses, já é hora de mostrar os livros para ele! Mostre as figuras e ria com ele. Mesmo que ele não demonstre muito interesse no início, essa interação futuramente será muito importante!

4. Ele pode morder e babar nos livros, e tudo bem!

A boca é um dos principais meios que as crianças têm para conhecer e desbravar o mundo, então pode ser que ele morda e coloque os livros na boca. Uma boa dica, então, é usar livros de capa dura. Com o tempo ele vai perceber que outras coisas, como olhar as figuras, são mais interessantes do que morder os livros, e esse será um grande passo rumo ao amor pela leitura!

5. Faça os livros participarem da vida do bebê

Deixe alguns livrinhos de história na bolsa do bebê ou no carro para as crianças maiores. Presenteie as crianças com livros e olhem livro juntos. Mantenha sua biblioteca doméstica em um local especial, mas acessível. Preencher espaços da vida cotidiana da criança com livrinhos faz com que façam parte regular de suas vidas!

6. Conte histórias antes de dormir, se possível todos os dias

Dessa forma você faz com que a leitura faça parte do ritual noturno desde a infância.

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.