Como educar seus filhos para o hábito de ler

jul 23, 2017 | 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O hábito de ler pode ser introduzido na vida das crianças desde a primeira infância. Para isso, a leitura deve ser incentivada de forma simples, gradual e durante as situações do cotidiano, não sendo necessário torná-la uma obrigação. Embora seja de conhecimento geral que a leitura é muito importante para a educação dos filhos, nem todos os pais sabem como agir para aguçar o interesse dos pequenos. Neste post, a Leiturinha dá algumas dicas de como educar seus filhos para o hábito de ler. Confira!

Como educar os filhos para a leitura: Seja um exemplo

Os filhos, principalmente na infância, espelham-se muito nas atitudes dos pais. Portanto, uma das formas de introduzir o hábito da leitura no cotidiano da criança é adotar esse hábito para si. Pais leitores têm mais chances de ter filhos que leem. Isso acontece porque ao ver a mãe ou o pai desfrutando de um bom livro, provavelmente a criança vai ter curiosidade e vontade de se aproximar do objeto.

Como educar os filhos para a leitura: Apresente os livros como uma opção de lazer

É importante associar os livros à ideia de lazer e diversão. Se a leitura for encarada como uma obrigação, é mais provável que a criança perca o interesse.

Como educar os filhos para a leitura: Deixe livros expostos nos ambientes que a criança frequenta

Os livros não precisam ser apresentados apenas quando a criança estiver na fase de alfabetização. Existem publicações apropriadas para todas as etapas de desenvolvimento dos pequenos, desde a primeira infância. Uma dica para você incentivar seu filho a gostar de ler, desde cedo, é deixar alguns livros expostos ao alcance do pequeno, para que ele possa manuseá-los. Visitas a livrarias e bibliotecas também são uma ótima ideia para inspirar o interesse pela leitura!

Como educar os filhos para a leitura: Crie um cantinho da leitura

Além de auxiliar na alfabetização infantil, o cantinho da leitura é um ótimo estímulo para que seu filho passe o tempo livre lendo. A criança terá mais autonomia em um espaço destinado a ela.

Como educar os filhos para a leitura: Participe da leitura

Incentive a criança a interagir com a história. Quando terminar de ler para ela, pergunte o que ela achou ou de qual parte mais gostou. Faça comentários sobre as situações apresentadas nos livros e contextualize a história com o cotidiano da criança.

Não existe fórmula exata quando se trata de como educar seus filhos, mas estas são algumas dicas que podem ajudar você a estimular o hábito da leitura no dia a dia do seu pequeno.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais