Como lidar com crianças muito sensíveis?

ago 10, 2018 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Comportamento, Criança, Família, Parentalidade

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Crianças sensíveis

Assim como nós adultos, algumas crianças também são mais sensíveis do que as outras. Elas são mais emocionalmente vulneráveis, sentem cada emoção intensamente, choram com frequência e ficam magoados facilmente. Se essas características correspondem à personalidade do seu pequeno, é provável que você fique pisando em ovos toda vez que vai chamar sua atenção ou dar alguma bronca… Não é?

Primeiro, precisamos entender que não há nada de errado em ser uma pessoa sensível. Na verdade, crianças sensíveis tendem a ser mais gentis e compassivas. No entanto, criar uma criança sensível pode ser um desafio para alguns pais. Além de hesitarem em tentar coisas novas e terem dificuldade para lidar com frustrações, os pequenos mais sensíveis se magoam com qualquer coisa.

Como lidar com crianças sensíveis?

Reunimos aqui algumas dicas que podem ajudar pais e mães a lidarem melhor com seus pequenos sensíveis que lutam para prosperar em um mundo menos sensível do que eles. Confira:

1. Aceite a sensibilidade do seu filho

Caso você não se enquadre entre as pessoas mais sensíveis, faça um esforço para compreender e aceitar a sensibilidade do seu pequeno. Como falamos ali em cima, ser sensível não deve ser encarado como um defeito.

2. Proporcione tempo de inatividade

Crianças sensíveis, sentem intensamente não só as emoções, mas as próprias questões físicas também. Por isso, muita luz, muito barulho e muita agitação podem deixar o pequeno aturdido e até mesmo estressado. Então, sempre que possível, proporcione momentos de calma e tranquilidade.

3. Elogie seus esforços 

Evite focar apenas nas coisas negativos. Isso vale não somente para crianças sensíveis, mas até para você mesmo(a)! Elogie e reforce o esforço e os pontos positivos do seu filho, isso colabora com a sua autoestima e o deixa mais confiante e seguro.

4. Ensine a expressar suas emoções

Ajudar os pequenos a expressar suas emoções é fundamental para que possam entender e lidar melhor com elas. Por isso, incentive seu filho a colocar para fora o que está sentindo, seja com as palavras, com a escrita ou desenhos…

Leia também:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais