Calor, muito brilho, alegria, confete, cor e música… É, a época mais animada do ano chegou: é carnaval! Os cinco dias de festa contagia pequenos e adultos, deixando a família toda com vontade de dançar, cantar e pular carnaval! Algumas cidades oferecem mais opções voltadas para famílias com crianças, mas se esse não é o seu caso, não precisa se preocupar! Nós vamos mostrar que com poucos materiais, mas muita criatividade, é possível organizar uma deliciosa festa de carnaval com crianças!

1º Escolha o local e abuse na decoração!

Na sala de estar, na garagem ou no jardim, o importante é ter espaço para as danças e brincadeiras! Escolhido o lugar, é hora de decorá-lo. Use e abuse da criatividade e das cores. Vale serpentina no teto, máscaras de cartolina nas paredes e confetes por todo lado. Com certeza os pequenos vão adorar participar e ajudar na decoração da festa!

Aprenda a fazer um Lança Confete!

2º Prepare um cardápio especial

Huum, se é festa tem que ter comes e bebes, não é verdade? Para combinar com o clima carnavalesco, o ideal é um cardápio leve e refrescante. Algumas ideias de aperitivos: salada de frutas, chips de legumes, cachorro-quente, bolachinhas, bolo de cenoura, muffin de maçã e rolinhos divertidos. Para os pequenos beberem, vale apostar em sucos naturais geladinhos, picolés e muita água para todo mundo ficar bem hidratado durante a festança!

3º Fantasia é traje mais que obrigatório!

Falou em carnaval, falou em fantasia! Por isso, na festa de carnaval das crianças não pode faltar muito brilho, máscaras e fantasias! Pode ser improvisada ou muito bem trabalhada, o que é importa aqui é a criatividade e a diversão. Vocês podem definir um tema para os convidados, como fundo do mar, conto de fadas, selva, baile de máscaras… Ou deixar livre para que cada um se vista de acordo com a sua imaginação!  

Aprenda a fazer Máscaras com Pratos de Papel e Colar de Faraó para o baile à fantasia com os pequenos!

4º Organize atividades com a criançada

Os pequenos não precisam de muita coisa para se divertir, não é? Mas se você organizar algumas atividades para fazer durante a festa, com certeza a diversão estará mais do que garantida! Aí vale pintura facial, desfile de fantasia, dança da cadeira…

5º Som na caixa!

Festa que é festa tem muita música boa e no carnaval não seria diferente. Portanto, não pode faltar muita marchinha, samba e ritmos para lá de animados e dançantes! Pensando nisso, preparamos uma playlist no Spotify da PlayKids perfeita para pular carnaval com as crianças. Agora é só chamar os amigos, primos, tios, tias, dinda, vovô, vovó e vizinhos, apertar o play e começar a festa!

Confira a Playlist Carnaval com a criançada:

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.