O momento do desfralde é um marco para a vida do bebê e da família como um todo! Deixar as fraldas para trás implica uma grande transformação na vida da criança e muitas adaptações na rotina familiar. Para iniciar o processo de desfralde é necessário observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do desenvolvimento. Para isso, preparamos uma listinha com alguns sinais de que seu pequeno está pronto para usar sua primeira cuequinha ou calcinha. Confira:

6 sinais de que seu pequeno está pronto para deixar as fraldas

1. Controlar os esfíncteres

Esfíncteres são as estruturas do corpo responsáveis por controlar a eliminação de xixi e cocô. Um dos sinais de que seu filho ou sua filha adquiriu este controle é sua capacidade de subir 5 ou mais degraus de uma escada sem se apoiar em nada. Outro indicativo é o fato de suas fraldas ficarem um bom tempo limpas e de fazer xixi de uma vez, e não de pouco a pouco. Porém, o controle dos esfíncteres é adquirido gradativamente, e cada criança o desenvolve no seu próprio tempo. Essa capacidade está associada a fatores biológicos e sociais e somente a partir dos 5 anos de vida, caso a criança ainda faça xixi “sem querer” é necessário consultar um profissional.

2. Incômodo com a fralda suja

Quando seu pequeno demonstrar incômodo com a fralda suja é um momento oportuno para mostrar a ele que existe uma opção muito mais confortável! O que pode ser um estímulo extra para o desfralde.

3. Imitação

A imitação é uma grande aliada no ensino-aprendizagem de uma forma geral. Sempre ouvimos como as crianças aprendem mais pelo exemplo do que pelas palavras. No desfralde não é diferente, vendo os pais, irmãos ou coleguinhas usando o vaso sanitário, a criança tende a imitá-los, o que o incentiva a fazer o mesmo, isso é até uma questão de identificação com essas pessoas.

4. Ficar sentado por alguns minutos

Este comportamento é algo esperado desde muito cedo, mas a capacidade de ficar sentadinho no penico é algo adquirido com o tempo e requer atenção e concentração. Se seu pequeno é muito inquieto ou agitado, procure formas de auxiliá-lo. Ler livros, brincar de rabiscar ou desenhar podem ajudar.

5. Idade

Especialistas apontam que as crianças tendem a estar prontas para o desfralde diurno a partir de 1 ano e meio de idade, sendo que muitas delas só estarão prontas depois dos 3. É importante apontarmos que a idade é apenas um dos fatores e não o mais relevante. Uma criança de 2 anos pode mostrar-se pronta, mas isso não quer dizer que as que começam o desfralde aos 3 anos estão atrasadas. Não se prender a idade e estar atento aos sinais comportamentais e psicológicos é o mais importante.

6. Saber nomear o xixi e o cocô

É importante que seu pequeno já saiba nomear as partes do seu corpo e o seu xixi e cocô. O momento da troca de fralda é ideal para mostrar à criança o cocô que ela fez. Os livros infantis também podem ser ótimos recursos para este aprendizado.

Agora é com você: Como ajudar as crianças a sair das fraldas?

Vale lembrar que a família tem um papel fundamental nesta etapa de desenvolvimento da criança. Confira 9 dicas para ajudar no desfralde do seu pequeno!

Profile photo of Sarah Helena

Mãe da Cecília, psicóloga, especialista em Filosofia, sempre trabalhou com famílias, especialmente com os pequenos. Por esse amor ao universo afetivo infantil, hoje, na Leiturinha, ela colabora fortalecendo o vínculo das famílias leitoras através da experiência da literatura.