Mais do que uma tarefa doméstica, cozinhar é um ato de amor. Preparar, com carinho e cuidado, os alimentos que vamos ingerir, é zelar pela nossa saúde e pela saúde das pessoas que amamos. É misturar, criar e compartilhar sabores e aromas. Por essas e outras, muitas mamães, papais, vovós e vovôs convidam os pequenos para a cozinha e os incluem na deliciosa tarefa que é: cozinhar!  Afinal, cozinhando com as crianças, você desperta o gosto pela culinária, estimula uma alimentação mais saudável, ensina noções de química, responsabilidade, higiene, cuidado, autonomia e respeito ao próximo, e, de quebra, compartilha deliciosos e divertidos momentos!

Cozinhando com as crianças: muita diversão, algumas panelas, uma pitada de sal e uma boa dose de amor

Para quem quer começar a cozinhar junto com as crianças, uma boa dica é usar e abusar da ludicidade! Vocês podem fazer, juntos, um livro de receitas bem colorido, com desenhos e adesivos, por exemplo. Seu pequeno também pode ajudar a fazer a lista de ingredientes que vocês irão utilizar e acompanhar na hora de ir ao mercado. Durante a execução das receitas, é importante levar em consideração a idade da criança. Se o pequeno ainda for novinho, ele pode ajudar a mexer os ingredientes, se ele já for um pouco maior, pode colaborar ajudando a lavar os ingredientes, untar a forma ou, até mesmo, picar algum alimento. Sempre com a ajuda e a supervisão de um adulto. Outro ponto importante é encontrar receitas fáceis para fazer com as crianças, existem livros de receitas infantis e sites com diversas receitas divididas por grau de dificuldade, por exemplo.

Para você se inspirar, nós reunimos aqui algumas receitas super legais para fazer com as crianças, também trouxemos uma playlist perfeita para ouvir enquanto cozinha com o pequeno e uma dica de leitura de dar água na boca! Então, preparem os aventais, arregacem as mangas, e #partiucozinhar!

4 receitas fáceis para fazer com as crianças

1. Nuggets de legumes

Os nuggets são sempre um sucesso entre a criançada e, até mesmo, entre os adultos. Práticos, fáceis, rápidos e deliciosos, são ótimos para complementar o almoço ou o lanche da tarde em família. Porém, sabemos que sua composição não é lá muito saudável… Pensando nisso, trouxemos uma versão alternativa dessa receita que é também muito saborosa e bem mais saudável! Pode chamar seu pequeno para ajudar, porque hoje é dia de preparar os nuggets de legumes! Aprenda como fazer!

nuggets de legumes

2. Muffin de maçã

Os bolos são sempre um sucesso em casa, não é verdade? Melhor ainda quando são, além de saborosos, saudáveis! Por isso mesmo, nós testamos e aprovamos uma receita que vai deixar todo mundo com água na boca: é o Muffin de Maçã! Esta receita é simples de fazer, rende até nove porções e, com certeza, vai conquistar a família toda. Descubra como preparar essa deliciosa receita!

receita para crianças

3. Panqueca colorida

Uma receita simples, saborosa e nutritiva para você fazer junto com os pequenos: as Panquecas Coloridas!  Para cada cor, um ingrediente especial e, com um pouquinho de criatividade, vocês poderão reinventar essa receita de acordo com a preferência do exigente paladar das crianças. Aprenda como fazer!

panqueca_colorida

4. Pão de abóbora

Hummm… Quem não adora um pãozinho caseiro? Quentinho, macio, cheiroso… Chega a dar água na boca! Por isso mesmo, preparamos uma receita que vai agradar a família inteira, é o pão de abóbora. Esta é uma receita saborosa que, embora seja um pouco demorada de ser preparada, é simples de fazer. Então, que tal deixar o lanche em família ainda mais gostoso e chamar seu pequeno para ter um dia de padeiro? Confira a receita completa!

pão de abóbora (2)

Cozinhando e cantando com os pequenos

Cozinhar junto com os pequenos já é um momento delicioso. Ao som de boa música, melhor ainda! Então, aperte o play e anime sua cozinha com os diferentes ritmos e estilos da Playlist Cozinhando com os pequenos!

Dica Leiturinha: Coleção #PartiuCozinhar

Cozinha também é lugar de criança! Ela pode ser um laboratório de guloseimas, uma sala de aula sobre higiene, bons hábitos e amor ao próximo. Para despertar a paixão pela culinária nos pequenos, a Equipe de Curadoria da Leiturinha preparou uma deliciosa coleção que dá água na boca! Confira os títulos que compõem a Coleção #PartiuCozinhar:  

Que Monstro te Mordeu - Receitas Salgadas

Que Monstro te Mordeu? – Receitas Salgadas

Editora: SESI-SP

Pense num livro de receitas divertido! Os personagens e monstrengos irão ensinar os pequenos a criar aromas e sabores incríveis. Usando alguns ingredientes como caracol em pó (canela) ou lesma sem osso e sem pele (frango), vocês farão receitas como Pão de monstroqueijo e Monstromassa macarrônica multielástica. Tudo bem gostoso e pra comer de verdade!

 

Que Monstro te Mordeu - Receitas Doces

Que Monstro te Mordeu? – Receitas Doces

Editora: SESI – SP

Nesta edição, você conhecerá receitas doces irresistivelmente deliciosas, que deixariam qualquer marmanjo ou monstrinho salivando! Depois de matar sua fome com a Monstremapada na xícara, os pequenos terão que colocar a mão na lesma, ops, na massa, para curtir a sobremesa.

O Fantástico Livro de Receitas dos Pequenos Chefs

O Fantástico Livro de Receitas dos Pequenos Chefs

Editora: Melhoramentos

Além dos pequenos, todos que se envolverem nesta brincadeira vão adorar participar da produção das receitas. E tem mais: o livro é acompanhado por um lindo avental que deixará esse momento ainda mais característico!

Para adquirir esta ou outras coleções, acesse as Coleções Leiturinha!

Bom apetite e boa leiturinha!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.