Crianças que usam o grafite e a arte de rua como voz de expressão

jan 20, 2017 | Atividades

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O graffiti, ou grafite, e a arte de rua como um todo são uma das manifestações culturais mais expressivas da sociedade. Criativa e, em sua essência, marginal e independente, ela está presente nos grandes centros urbanos do Brasil, exprimindo, em forma de manifesto, reflexões sociais, políticas e religiosas.

Graffiti como forma de integrar crianças e jovens

grafite

Foto: Espaço das Artes

A energia criativa das crianças e dos jovens é um valor inestimável à arte. E o interessante de explorar a arte de rua é que ela é acessível a todos. Não depende de uma galeria de arte ou museu para que as pessoas estejam em contato com ela. A rua basta. Há inúmeros projetos que estimulam, resgatam e oferecem oportunidades a crianças e jovens a partir do graffiti, como é o caso do Projeto Quixote

O Projeto ligado à Universidade Federal de São Paulo é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a transformar a história de crianças, jovens e suas famílias em situações de risco, “através do atendimento clínico, pedagógico e social integrados. Entre as atividades de integração do Quixote, destaca-se o graffiti.

O projeto possui até uma agência que contribui com a sua sustentabilidade financeira e insere os jovens no mercado de trabalho. De acordo com o site do Quixote, a agência realiza serviços de graffiti em fachadas, tapumes, paredes internas, telas, camisetas, móveis, objetos, além de cursos, workshops, eventos e performances ao vivo para empresas.

Espaço das Artes

Outro exemplo de estímulo aos pequenos é o Espaço das Artes, em Minas Gerais. A iniciativa desenvolve trabalhos de arte urbana, ministrando oficinas gratuitas de graffiti com a técnica stencil para crianças e jovens.

graffiti

Foto; Espaço das Artes

Nas oficinas, os participantes têm a oportunidade de adentrar ao ambiente da street art e criar suas próprias obras. “Eles aprendem a fazer os moldes, aplicar em tela, camiseta e, neste ano, com os apoios que conseguimos, vamos fazer na rua”, diz Diego Dais, um dos realizadores dos trabalhos.  

street-art

Foto: Espaço das Artes

Ele explica que esta é uma forma interessante de integração e iniciação ao graffiti por permitir que qualquer pessoa crie seu desenho e faça sua própria arte.

Leia mais:

Gabriella Reis

Publicitária, enxerga um potencial imenso na educação como ferramenta para transformar pessoas e amenizar alguns problemas do mundo. Coloca carinho em tudo que escreve e adora encontrar carinho no que lê.

    Acompanhe nossas redes sociais