A dica de leitura da vez vem trazer um pouco da cultura indígena brasileira para as brincadeiras dos pequenos

Para entrar no clima da diversão, lá vão dois livros recheadinhos de referências culturais. Esta dica vai embalar o momento da leitura em família com termos e brincadeiras de origem indígena.

Vamos brincar? Brincadeiras indígenas brasileiras

brincadeiras indigenas leiturinha
Autor: 
Marco Hailer
Ilustrações:
 Raul Aguiar
Editora: Carochinha
Melhor Idade: a partir de 3 anos

Em cada parte do mundo uma cultura é construída com sua particularidade e com isso brincadeiras distintas também vão surgindo. Vamos lá.. Vamos Brincar?… Toc Toc, sai da frente, Curumim já vai passar. Toc Toc, bem depressa, Curumim perna de pau.

Com a brincadeira, a criança explora sua criatividade, inteligência e imaginação, vivendo um momento lúdico e descontraído. Por isso este livro traz elementos do brincar – muitas vezes comuns à infância de alguns adultos, como o rodar peão – para serem resgatados pelo pequeno leitor. Além de despertar o interesse das crianças para as origens do povo brasileiro e a diversidade de sua cultura, as brincadeiras indígenas vão mostrar que estão mais presentes no dia a dia do que se espera.

Descobrindo o Xingu

dia do indio leiturinha xinguAutor: Marco Hailer
Ilustrações:
 Juliana Basile
Editora: Carochinha
Melhor Idade: a partir de 3 anos

Você tem um nome? Onde você vive? Como você vive? É convidando o pequeno leitor a contar sobre sua cultura que começa esse lindo livro. Com uma linguagem bastante gostosa, esta obra revela vários aspectos de cada um dos povos do Xingu e os hábitos de cada aldeia.

Convidem toda família e os amigos para ler, brincar e aprender juntos. Afinal, ler é contagiante!

Boa Leiturinha!  

Os dois livros estão disponíveis na Leiturinha Digital.  O App pode ser instalado no seu tablet ou acessado pelo computador.

Leia também:

O lobo não é mau! Livros que desconstroem estereótipos

10 poemas famosos para ler com as crianças

Qual versão dos personagens do Sítio fez parte da infância?

Profile photo of Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela equipe de curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.