Conheça 7 curiosidades sobre a China que deixarão seu pequeno intrigado

As curiosidades sobre a China são muitas! Já que PlayKids Explorer levou os pequenos para conhecer esse grande país, berço do kung fu e terra natal dos pandas-gigantes, trazemos para você algumas curiosidades interessantes para aguçar ainda mais o interesse das crianças e enriquecer seus aprendizados. Confira:

china_curiosidades_2

1. Línguas da China

O mandarim é a língua oficial da China e a mais falada do mundo. Curiosamente, apenas 71% da população chinesa considera o mandarim sua língua materna. Isso se deve ao fato de o país abrigar 298 outras línguas consideradas “vivas” (ou seja, que são ativamente faladas por etnias ou comunidades, bem como passadas para as próximas gerações). Inclusive, o português é uma das línguas oficiais de Macau, uma região administrativa chinesa.

2. 1 em cada 5 pessoas do mundo é chinesa

Com uma população de 1,279 bilhão de pessoas, a China é o país mais populoso do mundo. Tanto é que 1 em cada 5 pessoas de todo Planeta Terra é chinesa. O sobrenome Wang é o mais comum, com mais de 90 milhões de pessoas a carregá-lo (o que é quase metade da população do Brasil com apenas um sobrenome).

3. O território chinês abriga um deserto gigante

O deserto de Gobi é o quinto maior deserto do mundo e fica na região norte da China. Suas temperaturas variam imensamente, com extremos que vão de -47ºC a 33ºC! É um dos maiores sítios paleontológicos do mundo também, com muitos fósseis de dinossauros estudados e escavados todos os anos.

china_curiosidades_3

4. Cavernas que são casas

Estima-se que 30 milhões de chineses vivem em pequenas casas subterrâneas que parecem cavernas, na região do Platô de Loess. As casas são escavadas em encostas de montanhas ou em colinas, uma vez que o solo da região é bastante fácil de ser trabalhado. São utilizadas técnicas milenares para essas construções consideradas altamente sustentáveis.

5. O biscoito da sorte não é chinês

Famosos em qualquer restaurante de comida chinesa, os biscoitos com mensagens inspiradoras na verdade foram criados nos Estados Unidos no começo do século 20. Muitos historiadores, inclusive, atestam que foram criação de um japonês dono de uma casa de chá.

6. O Ano Novo chinês não tem uma data exata no nosso calendário

A celebração do Ano Novo chinês é a maior festividade do país, com comemorações que duram até 23 dias. Sua data não é exata no calendário solar (o que usamos no Brasil) pois é fixada pelo calendário chinês, que leva em conta não apenas as rotações do Planeta Terra ao redor do Sol mas também os ciclos da Lua.

Quer conhecer mais temas como esse com seu pequeno? Assine o PlayKids Explorer!

Leia também:

Profile photo of Leo Amaral

Midiálogo que ama livros, músicas e desenhos animados. Acredita que a curiosidade é fundamental e deve estar presente em todas as épocas da vida e que quando a tecnologia e a educação se encontram o aprendizado pode ficar ainda mais divertido.