Você sabe por que a turminha do Playkids Explorer decidiu visitar a maior floresta tropical do mundo em sua edição Floresta Amazônica? Porque os mistérios dessa floresta são infinitos! Um território que abrange nove países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname) e abriga a maior biodiversidade do planeta: são mais de 40 mil espécies de plantas, 1300 espécies de pássaros, 3 mil tipos de peixes, 430 mamíferos diferentes e 2,5 milhões espécies de insetos! Ela é mesmo muito grande!

7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica

Em lugares muito grandes existem e acontecem coisas muito diferentes, que a gente nem imagina. Quer saber mais sobre esse lugar fantástico? Aqui vão 7 curiosidades sobre a Floresta Amazônica que farão com que você se apaixone ainda mais por esse lugar tão cheio de riquezas e belezas!

1. O segundo maior rio do mundo!

O Rio Amazonas é o segundo rio mais comprido do planeta, perdendo apenas para o Rio Nilo. Sua extensão tem quase a mesma distância do que a distância entre o centro do Brasil e o centro do México! Existem pesquisadores que contestam a informação, reclassificando a nascente do Amazonas, o que faria com que ele seja maior até mesmo do que o Nilo.

O Rio Amazonas nasce no Peru e deságua no Oceano Atlântico junto ao Rio Tocantins, no norte do Brasil, e é dividido em três partes:

  • Ainda nos países andinos, ele é chamado de Rio Marañón.
  • Ao entrar no Brasil, é chamado de Rio Solimões.
  • Ao receber as águas do Rio Negro, passa a ser chamado de Rio Amazonas.

2. A onda gigante!

A palavra Pororoca, de origem tupi, quer dizer “causar um grande estrondo”, e  foi adotada para se referir a um dos mais impressionantes fenômenos da natureza – que ocorre quando o mar invade um rio, na forma de uma grande onda que se choca contra a corrente fluvial. Essa onda pode atingir até 4 metros de altura e durar até uma hora e meia, avançando 50 quilômetros rio adentro. Na região da floresta, este fenômeno geralmente acontece na foz do Rio Amazonas!

3. A cobra gigante!

A Sucuri, também conhecida como Anaconda, é uma das moradoras da Floresta Amazônica. Ela é considerada a maior cobra do mundo na relação peso X comprimento,  podendo chegar a 9 metros de comprimento e pesar até 135 quilos!

4. Povos da Amazônia

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, vivem na Amazônia cerca de 306 mil indígenas, sendo que a maioria vive na zona rural. Algumas tribos são:
– Guarani
– Xerente
– Amawáka

5. Terceiro maior felino do mundo

Nativa da Floresta Amazônica, a Onça-pintada, que pesa entre 56 a 92 quilos, (podendo chegar a 158 kg) e mede o de 1,12 a 1,85 metros, é considerada o maior felino da América do Sul e o terceiro maior do mundo!

6. Boto cor-de-rosa

Já ouviu dizer sobre uma lenda que conta da existência de um animal que se transforma em um homem muito bonito, que sai à noite para encantar as jovens? Esse animal é o nosso boto cor-de-rosa, um dos mais inteligentes integrantes da fauna amazônica. Geralmente, as fêmeas tem um coloração que tende mais ao cinza e são menores que os machos, que possuem a coloração rosada.

7. Insetos enormes!

Existe uma centopeia na Floresta Amazônica que se alimenta de sapos, pássaros e até cobras. É a Centopéia Gigante, que além de comer grilos, pode comer ratos e outros animais muito maiores do que ela. Além disso, ela pode viver até 10 anos!

A aranha-golias-comedora-de-pássaros, também presente na Floresta Amazônica, é a maior aranha, chegando a medir em média 30 centímetros.

Uma forma incrível de apresentar a Floresta Amazônica para as crianças

Não é de se espantar que os pequenos desconheçam a riqueza que essa parte do nosso país agrega em nossa cultura. E para descobrir e se deslumbrar com toda a complexidade da nossa floresta, o PlayKids Explorer levou os pequenos para conhecer este lugar fascinante. Conheça a edição Floresta Amazônica de PlayKids Explorer.

Profile photo of Caroline Lara

Faz parte da Equipe de Curadoria da Leiturinha. É formada em Psicologia, leitora compulsiva e apaixonada em provocar emoção, despertar a fantasia, entreter e alegrar pequenos através da literatura. Acredita que quanto menor nosso tamanho, maior a criatividade!