6 curiosidades sobre os Incas, Maias e Astecas que seu pequeno precisa conhecer

maio 24, 2018 | Educação

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Em sua Edição A Festa do Sol, o PlayKids Explorer levou os pequenos para conhecer os mistérios, os feitos, a importância e o legado dos povos que habitavam as Américas há muito tempo atrás: os Maias, Astecas e Incas. Essas civilizações que ocupavam o que hoje é a região do México, Peru, Bolívia, Chile e Equador, são muito conhecidas até hoje, principalmente, por suas importantes realizações na agricultura, astronomia, escrita, arquitetura e matemática. Com uma cultura imensamente rica, esses povos são, hoje, estudados nas aulas de história, e seus resquícios ainda são visitados por pessoas do mundo inteiro! Para você e seu pequeno conhecerem ainda mais sobre o mundo e a história desses povos, nós trouxemos 6 curiosidades sobre os Incas, Maias e Astecas. Confira!

1. Embora esses três povos tenham feito parte da chamada Era Pré-Colombiana, eles tinham localizações, culturas e arquiteturas diferentes entre si, além de também terem seus auges e quedas em séculos diferentes, por motivos diferentes.

2. Os Astecas habitaram a região onde hoje fica o México, entre os séculos XIV e XVI. Sua cidade mais importante era Tenochtitlán, onde hoje fica a Cidade do México, a capital federal mexicana.

3. Cusco foi a capital do Império Inca e acredita-se que ela foi construída no formato de um Puma. Hoje, Cusco é o ponto de partida principal para o turismo em volta da história Inca, e uma das principais cidades do Peru.

4. Machu Picchu é a mais famosa cidade Inca e uma das sete maravilhas do mundo. Mesmo estando a apenas 80 km de Cusco, os espanhóis nunca a acharam. Por isto, quando foi descoberta em 1911, a cidade estava bem conservada, diferente das outras cidades Incas onde os espanhóis chegaram.

5. A civilização maia desenvolveu o sistema de escrita mais avançado da América Pré-Colombiana.

6. Os historiadores acreditam que os Incas cultivavam mais de setecentas espécies de vegetais. As principais culturas eram batata, milho e quinoa.

A história dos Incas, Maias e Astecas para crianças com PlayKids Explorer

PlayKids-Explorer-Maias-Incas-e-Astecas

Às vezes, até nós, adultos, temos dificuldade de entender quais as diferenças entre a cultura das civilizações antigas. Além dos animais, lugares misteriosos e bem diferentes dos que estamos habituados, despertam a curiosidade dos pequenos e gente de toda idade. Por isso, na Edição A Festa do Sol, o PlayKids Explorer conta a história das civilizações incas, maias e astecas levando os pequenos para conhecerem as Américas em um tempo muito diferente por meio de um livro personalizado, atividades educativas, cards de realidade aumentada, passaporte e surpresas temáticas.

Para saber mais sobre essa edição, acesse: A história dos Incas, Maias e Astecas para crianças com PlayKids Explorer.

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais