O processo de aprendizagem da criança tem forte ligação com tudo à sua volta, desde as relações com a escola e a família, até fatores menos perceptíveis, como a organização da rotina e os momentos de lazer. Desse modo, o dia a dia dos pequenos é repleto de acontecimentos que influenciam o seu desenvolvimento e os tornam mais maduros e espertos.

Engana-se nesse ponto quem acredita serem dispensáveis os momentos que unem brincadeiras e lições; muito pelo contrário, nessas horas que as crianças percebem que aprender pode ser divertido e, por consequência, no futuro, podem apreciar mais os estudos. Para isso, o ideal é que se tenha um cantinho de leitura personalizado e aconchegante, assim, é possível que os filhos liguem esse tempo a uma tarefa agradável e prazerosa. Se você tem dúvidas sobre decorações infantis nesse cômodo, confira algumas dicas!

Iluminação é essencial

Ainda que deva ser um espaço divertido e lúdico, as crianças irão utilizá-lo para ler, escrever e aprender sobre diversos assuntos. Portanto, é necessário que tenha uma iluminação adequada para tais tarefas, sem que prejudique a visão dos pequenos. Uma dica é aproveitar ambientes que tenham bastante iluminação natural, com muitas janelas, e utilizar decoração infantil em cortinas, janelas e móbiles.

Crie o ambiente ideal

Pensando em decoração de quarto infantil para o cantinho de leitura perfeito, existem alguns itens que são essenciais, como estantes, mesas e cadeiras. É muito importante, nesse sentido, que eles sejam adequados para as crianças, isto é, utilize temas de decoração comuns ao universo dos pequenos e adeque os móveis à altura de uma criança, assim, eles têm mais liberdade para pegar livros infantis na estante e, por conseguinte, criam maior autonomia nesse momento crucial para o amadurecimento.

Pense no gosto do seu filho

Para que eles se sintam confortáveis nesse ambiente, é muito importante que se identifiquem com o espaço, ou seja, existem variados temas de decoração infantil, basta escolher aquele que agrade mais a criança. Usar personagens de desenhos ou contos de fadas, por exemplo, pode ser uma escolha assertiva para decorar o cantinho de leitura, mas é preciso lembrar-se que tudo deve estimular o aprendizado, então, a ornamentação não deve distrair os pequenos.

Torne tudo mais divertido

O segredo de fazê-los apreciar a hora da leitura é associar a tarefa ao lazer. Que tal juntar-se aos seus filhos e preparar a decoração infantil em casa? Além de ter um momento a mais com as crianças, o ambiente ficará com a cara deles! Desse modo, terão muito mais ligação com o espaço de leitura e poderão se sentir mais confortáveis nele. Aproveite o momento para pintar a estante com a cor favorita do seu pequeno ou fazer dobraduras para móbiles, por exemplo.