Decoração infantil: 4 dicas para decorar o cantinho da leitura

jun 21, 2017 | 0 - 3 anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Dicas, Leiturinha, Sem autor

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

O processo de aprendizagem da criança tem forte ligação com tudo à sua volta, desde as relações com a escola e a família, até fatores menos perceptíveis, como a organização da rotina e os momentos de lazer. Desse modo, o dia a dia dos pequenos é repleto de acontecimentos que influenciam o seu desenvolvimento e os tornam mais maduros e espertos.

Engana-se nesse ponto quem acredita serem dispensáveis os momentos que unem brincadeiras e lições; muito pelo contrário, nessas horas que as crianças percebem que aprender pode ser divertido e, por consequência, no futuro, podem apreciar mais os estudos. Para isso, o ideal é que se tenha um cantinho de leitura personalizado e aconchegante, assim, é possível que os filhos liguem esse tempo a uma tarefa agradável e prazerosa. Se você tem dúvidas sobre decorações infantis nesse cômodo, confira algumas dicas!

Iluminação é essencial

Ainda que deva ser um espaço divertido e lúdico, as crianças irão utilizá-lo para ler, escrever e aprender sobre diversos assuntos. Portanto, é necessário que tenha uma iluminação adequada para tais tarefas, sem que prejudique a visão dos pequenos. Uma dica é aproveitar ambientes que tenham bastante iluminação natural, com muitas janelas, e utilizar decoração infantil em cortinas, janelas e móbiles.

Crie o ambiente ideal

Pensando em decoração de quarto infantil para o cantinho de leitura perfeito, existem alguns itens que são essenciais, como estantes, mesas e cadeiras. É muito importante, nesse sentido, que eles sejam adequados para as crianças, isto é, utilize temas de decoração comuns ao universo dos pequenos e adeque os móveis à altura de uma criança, assim, eles têm mais liberdade para pegar livros infantis na estante e, por conseguinte, criam maior autonomia nesse momento crucial para o amadurecimento.

Pense no gosto do seu filho

Para que eles se sintam confortáveis nesse ambiente, é muito importante que se identifiquem com o espaço, ou seja, existem variados temas de decoração infantil, basta escolher aquele que agrade mais a criança. Usar personagens de desenhos ou contos de fadas, por exemplo, pode ser uma escolha assertiva para decorar o cantinho de leitura, mas é preciso lembrar-se que tudo deve estimular o aprendizado, então, a ornamentação não deve distrair os pequenos.

Torne tudo mais divertido

O segredo de fazê-los apreciar a hora da leitura é associar a tarefa ao lazer. Que tal juntar-se aos seus filhos e preparar a decoração infantil em casa? Além de ter um momento a mais com as crianças, o ambiente ficará com a cara deles! Desse modo, terão muito mais ligação com o espaço de leitura e poderão se sentir mais confortáveis nele. Aproveite o momento para pintar a estante com a cor favorita do seu pequeno ou fazer dobraduras para móbiles, por exemplo.

Equipe Leiturinha

Conteúdo produzido pelo time de especialistas da Leiturinha, composto por jornalistas, psicólogas, pedagogas, editores de literatura infantil.

Acompanhe nossas redes sociais