Aprender brincando!

Quem tem criança em casa sabe o quanto jogos e brincadeiras são ótimos passatempos! Além de divertir e entreter as crianças, estas atividades são muito importantes para o desenvolvimento infantil e para o fortalecimento dos vínculos familiares. Brincadeiras e jogos educativos contribuem tanto para a inserção de novos conteúdos de aprendizagem socioemocional, como para reforçar o que já foi aprendido e acomodar tais conhecimentos. Por meio do brincar, as crianças elaboram seu mundo e o organizam, treinam novas habilidades, comunicam-se, expõem seus sentimentos e pensamentos e exploram o mundo a sua volta de forma segura. O papel dos adultos é essencial para garantir um ambiente seguro de modo que a criança desenvolva suas potencialidades de forma livre e criativa enquanto brinca.

Leia também: Lista de brincadeiras fáceis para fazer com os pequenos

Além disso, quando inseridos no dia a dia da casa, os jogos podem ser um meio de entretenimento para toda a família, já que muitos deles remetem às brincadeiras antigas, que ainda hoje divertem crianças de todas as idades, como stop, ligue os pontos, colorir e adivinhas. Portanto, além de desenvolver aspectos cognitivos, reforçar conteúdos aprendidos e estimular habilidades psico-motoras, os jogos e brincadeiras ainda contribuem no fortalecimento  dos vínculos familiares.

Descubra os principais benefícios de cada tipo de passatempo para crianças

– Jogos como labirinto, procure e encontre e caça-palavras, são excelentes para exercitar a atenção, a lógica e o raciocínio da criança.

– Brincadeiras como quiz, com perguntas e respostas, fortalecem o vínculo familiar e estimulam o aprendizado através do desafio.

– Atividades do tipo “faça você mesmo” funcionam como forma de descoberta de potenciais criativos e fortalecem a auto imagem dos pequenos.

Mas lembre-se, também é importante explorar a criatividade! Que tal criar uma atividade de desenho ou um jogo de adivinha sobre um determinado tema, como matemática ou meio ambiente? Vocês também podem reinventar um jogo já conhecido, alterando as regras e transformando-o. Assim, além de gerar aprendizado, será um grande desafio construir a brincadeira desde o início!

Onde encontrar atividades assim para seu pequeno?

Diversos sites e aplicativos, como a PlayKids, disponibilizam de forma gratuita jogos, atividades e brincadeiras desenvolvidas especialmente para o desenvolvimento infantil. Para quem prefere receber os passatempos para crianças em casa, também pode optar pelo Explorer, que envia todo mês um Kit de atividades educativas que envolvem desde passatempos para crianças e leitura com um livro personalizado, até cartas de “pergunta e resposta” e realidade aumentada.

Leia mais:

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.