De uma forma simples e bem divertida, as aulas de Yoga colaboram para um bom desenvolvimento das crianças, enquanto futuros seres humanos capazes de contribuir para um mundo mais pacífico e consciente.
Aline Lago, instrutora de Yoga para crianças.

Encontrar exercícios que, além de trazer benefícios físicos, acalmam e trabalham a autoestima, paciência e confiança das crianças, é uma preocupação de muitos pais. Não é à toa que a procura por aulas de Yoga para crianças tem aumentado consideravelmente. Em alguns países, inclusive, já existem escolas especializadas e dedicadas exclusivamente ao ensino do Yoga para crianças. Para saber um pouco mais sobre essa prática e os benefícios que ela proporciona para o desenvolvimento infantil, conversamos com Aline Lago, ambientalista, educadora, yogini (praticante de Yoga) e instrutora de Yoga para crianças.

Uma prática de vida

A palavra Yoga vem de “yuj” que, em sânscrito, significa “unir” e “integrar”. Portanto, Yoga é União e abrange muito mais do que exercícios e posturas físicas. Essa prática é um conjunto de conhecimentos que surgiu há mais de 5 mil anos, na Índia, tendo como base filosófica grandes princípios universais da evolução humana, observâncias e disciplinas pessoais, meditação e práticas de Asanas (posturas físicas) e Pranayamas (exercícios respiratórios). “Ainda que muitos digam que é a união entre corpo, mente e espírito, é acima de tudo a união com a consciência universal”, afirma a instrutora Aline Lago.

Por tudo isso, a prática de Yoga traz inúmeros benefícios para adultos e crianças, possibilitando uma maior conexão consigo mesmo e trabalhando, entre outras coisas, a ansiedade, flexibilidade, força e equilíbrio.

Yoga para crianças

Aline, que há aproximadamente dois anos é instrutora de Yoga para crianças, além de também levar a prática para alunos do Ensino Fundamental em seus âmbitos escolares, nos contou que desde jovem sentia a necessidade de compartilhar coisas boas com as pessoas e com o mundo e foi no Yoga que encontrou o alicerce que a sustenta para que possa unir formações, vivências e aprendizados na construção de um mundo melhor.

IMG_3789

Aline Lago, instrutora de Yoga para crianças. Foto de arquivo pessoal

Atualmente, Aline ministra as aulas para crianças a partir de 6 anos de idade, mas já chegou a atender pequenos de até 4 anos e acredita que é possível inseri-los na prática a partir dessa faixa-etária. Para ela, a principal diferença entre instruir Yoga para adultos e crianças, é a abordagem. “Ministrar yoga para crianças exige um empenho maior do professor, que deve estar em constante aperfeiçoamento, buscando aprender sempre, não somente sobre o Yoga, mas também sobre comportamento infantil, conhecendo o mundo da criança e tendo criatividade para trazer o Yoga para a realidade de seus alunos, com fidelidade aos princípios da prática”, comenta. Outro desafio é lidar com situações complicadas que os pequenos possam estar vivendo no âmbito familiar ou social.

As aulas de Yoga para crianças tem duração de 40 a 60 minutos e contam com diferentes recursos que tentam aproximar a prática do universo infantil, por meio da ludicidade e da criatividade. Aline conta que em suas aulas, ela utiliza técnicas lúdicas em que trabalha o desenvolvimento psicomotor, dentre outras habilidades, todas com foco no ensino e aprendizagem do Yoga. Entre os recursos usados para abordar o Yoga com os pequenos, estão os jogos, as brincadeiras, as músicas e a contação de histórias.

Os benefícios do Yoga para o desenvolvimento infantil

Nos dias de hoje, com a quantidade de informação que recebemos a todo momento, temos que nos esforçar um pouco mais para vivermos o momento presente, nos observando e buscando o autoconhecimento e o desenvolvimento que precisamos para ficarmos bem com nós mesmos e com os próximos. Especialmente para as crianças, poder vivenciar a experiência de reflexão e aprendizado durante uma aula de Yoga é algo que poderá permear suas vidas, trazendo um direcionamento em relação aos bons caminhos e propósitos de vida que poderão trilhar enquanto seres humanos. Sobre os benefícios do Yoga para o desenvolvimento dos pequenos, Aline nos conta o que acompanha em sua própria experiência enquanto instrutora:

As evoluções que já pude acompanhar de perto são físicas, comportamentais e também emocionais. Alunos que chegam com limitações físicas de postura, alongamento, flexibilidade ou falta de consciência corporal, depois de um tempo de prática constante semanal, têm bons resultados. Crianças que chegam com comportamentos indesejados, também passam a ter uma transformação positiva. A prática colabora na melhora da autoestima, da comunicação e interação, além do desenvolvimento da criatividade. Cada um no seu tempo… sendo importante que esse trabalho seja feito em parceria com a família.”

Recentemente, escolas de diferentes lugares pelo mundo, têm inserido a prática de Yoga no currículo escolar. Quando inserida neste contexto, a prática pode contribuir com o desempenho dos estudantes, “isso traz uma influência positiva para as crianças, tanto fisicamente, quanto socialmente, pois começam a despertar a consciência em si mesmas, refletindo sobre seus comportamentos, se tornando mais observadoras e focadas. Isso com certeza reflete em um melhor desempenho escolar”, afirma Aline Lago.

O Yoga no dia a dia

Iniciativas como o Yoga na escola, projetos sociais e lugares especializados, são formas de inserir você e seu pequeno na prática. No entanto, há outras maneiras bem simples de buscar o autoconhecimento, o equilíbrio e a conexão consigo mesmo. Para Aline, “por meio da meditação, do contato com a natureza, da gratidão, da busca pelo autoconhecimento através da vivência com o próximo, conseguimos nos conectar com essa consciência universal, oferecendo o nosso melhor aos próximos e as crianças, seja através de atividades, diálogos ou da atenção que damos a elas”. Ela ainda ressalta: Toda transformação individual reflete no coletivo, por isso é importante que sejamos a transformação que queremos no mundo.

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, das histórias às poesias. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.