Mamãe foi trabalhar, e agora? Hoje, a dica é de um livrinho que ajudará os pequeninos entender que a mamãe saiu, mas ela volta.

Autora: Solimar Silva
Ilustradora: Amanda Blois
Editora: Escrita Fina
Melhor Idade: a partir de 3 anos.

A hora de deixar nossos pequenos e ir para o trabalho é um momento difícil, mas apesar do tempo juntinhos  diminuir, o cuidado, a dedicação não deverão ser afetados por essa situação.

Todos nós sabemos que mamães estão o dia todo conectadas ao seus pequenos, seja via telefone, mensagem, recados ou mentalmente; os pensamentos estão o tempo todo neles. Mas, apesar de tudo isso, o momento da despedida se torna dolorido e a sensação de abandono, causada pela separação, se torna um desafio a ser trabalhado na vida da mamãe e do pequeno.

É importante que essa situação seja conversada sempre, e que a necessidade de sair para trabalhar seja exposta aos pequenos. Assim, eles poderão assimilar a situação e se adaptar à realidade.

A independência, a  autonomia e a necessidade de espaço da criança, assim como o  equilíbrio entre os afazeres da rotina, deverão ser discutidos e esclarecidos nesse momento.

O livrinho “Mamãe foi trabalhar” será de grande valia nesse processo e ajudará o pequeno a entender que a felicidade, o amor e a harmonia entre mamãe e pequeno não será prejudicada pelo trabalho.

Boa leiturinha!

Pela equipe pedagógica da Leiturinha.

Leia esta história na Leiturinha Digital.

Profile photo of Equipe de Curadoria da Leiturinha

Esta matéria foi produzida pela Equipe de Curadoria da Leiturinha, composta por psicólogas, pedagogas, educadoras e mamães. Elas são especialistas em literatura e desenvolvimento infantil e são responsáveis pela seleção dos livros enviados mensalmente pelo clube.