Férias é tempo de descanso, diversão e momentos em família! Nessa época, muitas famílias aproveitam para tirar alguns dias para fazer uma viagem juntos. Na hora do planejamento, é preciso ter ainda mais atenção quando vamos viajar com crianças. Por isso, preparamos algumas dicas que podem auxiliar nos preparativos e na escolha do destino, para que nada saia do controle e todos possam curtir a viagem em família!

Vá para onde você gosta de ir!

O melhor destino é o que a família gosta. Pode ser praia, hotel fazenda, parques ou até mesmo uma visita aos familiares. O ideal é escolher o lugar de sua preferência para que vocês e as crianças possam se sentir bem e a vontade.

Se organize!

Após definir o destino, é hora de organizar a viagem. Se decidirem ir de carro, lembre-se de fazer a revisão do veículo para não ter surpresas desagradáveis no caminho. Caso a opção seja ônibus ou avião, vale comprar as passagens antes e chegar com antecedência na rodoviária ou aeroporto. O ideal também é já definir o local de hospedagem. Se forem ficar em hotel ou pousada, deixe as reservas garantidas. Assim, é uma preocupação a menos quando chegarem lá!

Praticidade na hora de fazer as malas

Por mais difícil que possa parecer, é preciso fazer malas pequenas. Quando se tem crianças pequenas, já temos que levar muitos itens extras, como carrinhos, cadeirinhas, brinquedinhos e outros utensílios. Portanto, leve somente o necessário. Na hora de fazer as malas, pense no que irá vestir a cada dia, assim, não haverá exagero na quantidade de roupas. Para quem vai de avião, lembre-se de se atentar às regras, como quantidade e peso das bagagens de mão ou das que serão despachadas.

O caminho também pode ser divertido

Quem é mãe ou pai sabe o quanto os filhos podem ser impacientes, ainda mais se ficam muito tempo parados em um só lugar. Por esse motivo, uma boa dica é ter ideias para distrair os pequenos durante o trajeto da viagem. Vale ouvir e cantar músicas, fazer jogos e brincadeiras ou, até mesmo, ler e contar histórias. Nesse último caso, uma alternativa é instalar o aplicativo da Leiturinha Digital, acessando o Google Play ou App Store em seu tablet. O aplicativo tem acesso gratuito liberado por sete dias e está recheado de livros digitais para diversas faixas-etárias!

Imprevistos acontecem

Por mais que vocês tenham se planejado e organizado tudo com antecedência, ninguém está livre dos imprevistos. Pode chover, o hotel pode dar problema, o voo pode atrasar… Nessa hora, tenha calma! Se estressar, além de não resolver o problema, pode deixar o clima e as crianças ainda mais tensas. Procurem se dividir e, enquanto um tenta resolver a situação, o outro conversa e distrai os pequenos.

Nada de brigas!

É fato que no cotidiano, algumas brigas e discussões podem surgir, seja entre pais e filhos, entre os irmãos ou entre o próprio casal. No entanto, viagem em família é momento de trégua! Portanto, deixem os stress do dia a dia para traz e façam um combinado para que não haja brigas durante os passeios. Tentem ser pacientes e compreensivos uns com os outros para que o momento em família seja o mais proveitoso possível e traga somente boas recordações.

Pausa para comer

A hora da alimentação é sempre importante e, tratando-se das crianças, esse momento é ainda mais essencial. Portanto, mesmo em momentos de lazer como uma viagem em família, é necessário se atentar para realizar as refeições corretamente. Uma dica é tornar esses momentos divertidos. Vocês podem fazer um picnic, levar lanchinhos saudáveis e aproveitar para conhecer a culinária local! Outra dica é já começar o dia com um café da manhã bem reforçado. Dessa forma, a fome não vai atrapalhar a diversão!

Diversão para todos

Pode ser que, durante a viagem, cada um queira fazer um programa diferente. Como o objetivo é que todos se divirtam, o ideal é entrar em um consenso. Que tal cada dia um escolher o passeio de sua preferência? Vale lembrar que é muito importante destinar momentos da viagem aos pequenos, para que possam brincar e se divertir. E os pequenos também devem respeitar os momentos dos adultos, como os passeios em museus ou a ida às compras!

Leia mais:

Profile photo of Ana Clara

Jornalista e autora no Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, das histórias às poesias. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.