Quando Sinto que Já Sei: documentário explora formatos de escola alternativa pelo Brasil

ago 8, 2017 | 0 - 3 anos, 10+ anos, 4 - 6 anos, 7 - 10 anos, Criança, Escola

GANHE PRESENTE DUPLO! Crescer com Leiturinha é mais divertido! Mas é por tempo limitado! Mochila da Iara + Régua do crescimento grátis no 1º kit! Botão: ASSINAR LEITURINHA

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
Paulo Freire

A educação de crianças e adolescentes está sempre em pauta entre as principais preocupações, não só dos pais, mas também dos educadores e da sociedade em geral. Isso porque estudar colabora, entre outras coisas, para que nossos pequenos se tornem adultos mais críticos, interessados, ativos e realizados! Por esse motivo, pais e educadores estão sempre buscando oferecer e proporcionar a melhor educação para nossas crianças e adolescentes.

Leia também: Qual o papel da escola na formação de novos leitores?

Escola alternativa: novos espaços, ideias e perspectivas    

Em busca de novas possibilidades, uma parcela da sociedade tem repensado o padrão das escolas de hoje em dia. A proposta destas pessoas é encontrar outras formas de educar, por meio de novos formatos de escolas com foco na formação de crianças mais críticas, autônomas e questionadoras. Aulas ao céu aberto, diferentes faixas-etárias na mesma turma, maior relação com a natureza e conteúdos interdisciplinares são algumas das características dessas novas formas de ensino.

Quando Sinto que Já Sei

A fim de explorar essas novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando pelo Brasil, nasceu o documentário independente: Quando Sinto que Já Sei. O filme percorreu o país mostrando diversos projetos com propostas educacionais inovadoras, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano. São depoimentos de crianças, pais, professores, educadores, diretores e pessoas das mais diversas áreas, todas com o mesmo desejo: romper com o modelo convencional de escola. Confira:

Você também conhece formatos diferentes de escola? O que acha destas iniciativas? Conta aqui para a gente!

Leia mais:

Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.

    Acompanhe nossas redes sociais